Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Decreto provoca falta de medicamento para pacientes com câncer

Pacientes com câncer e com doença de Fabri (caracterizada pela falta da enzima chamada galactosidase alfa) não têm recebido os medicamentos apropriados distribuídos nas 22 farmácias especiais do governo do estado. O atraso no fornecimento dos medicamentos de uso contínuo já atingiu transplantados do fígado, portadores de mal de Parkinson, de esclerose múltipla e diabéticos.

Na maioria dos casos, o atraso atinge inclusive pacientes que contam com decisões judiciais que obrigam o Estado a fornecer os medicamentos sob pena de pagamento de multas em dinheiro.

Mesmo com a liminar que lhe garante o medicamento, a artesã Claudete Teresinha Stopa, de 32 anos, não tem mais recebido o remédio Herceptin, utilizado na quimioterapia. Moradora de Paranaguá, Claudete desloca-se para Curitiba na garupa da motocicleta do marido toda quarta-feira para fazer as sessões no Hospital Erasto Gaertner. Como não recebeu o medicamento no mês passado, ela tem apenas uma ampola que deverá ser utilizada na próxima semana. "Aí não sei como vai ficar. O Herceptin vinha dando uma resposta muito boa. Estava me sentindo bem, o que não acontecia quando eu usava apenas o Tacsol", explica Claudete que, desde 2002 quando teve seu câncer diagnosticado, passou por duas cirurgias para a retirada de tumores.

Na primeira regional de saúde, onde retira o remédio, a informação dada para Claudete é de que a ordem para a compra do medicamento não tinha sido assinada pelo governador Roberto Requião.

Leia matéria completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo. (conteúdo restrito para assinantes).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.