São Paulo - A maioria das famílias removidas de áreas de risco nas cidades de Ilhota e Blumenau, ambas no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, já haviam retornado para suas residências ontem. As chuvas que atingiram a região haviam cessado na maior parte do estado, mas a Defesa Civil passou o dia em alerta. "Não houve novos deslizamentos em regiões habitadas. As famílias já estão retornando porque nossa vistoria avaliou que há segurança", disse o diretor da Defesa Civil Estadual, Márcio Luis Alves.
Entre a noite de sexta-feira e a manhã de sábado, 14 famílias foram removidas da região do morro do Baú, em Ilhota, e outras 13 em Blumenau. As chuvas e temporais que atingiram o Vale do Itajaí causaram alagamentos e deslizamentos de encostas, o que obrigou a Defesa Civil a transferir os moradores para casas de parentes e amigos fora das áreas de risco.
Ontem, todas as 13 famílias em Blumenau já haviam retornado para suas residências. Em Ilhota, a estimativa é que ao menos dez famílias tivessem voltado para suas casas no morro do Baú. O diretor da Defesa Civil afirmou ainda que não há risco de desabamento de imóveis em nenhuma região atingida.



