Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fora dos Autos

Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes

O programa Fora dos Autos desta segunda-feira (27) analisa a delação premiada de Mauro Cid sobre um suposto golpe de Estado. Embora os depoimentos estejam sob sigilo, informações foram vazadas à imprensa no último sábado (27).

Também serão debatidos a deportação de brasileiros que viviam ilegalmente nos Estados Unidos e a entrevista do ministro do STF Gilmar Mendes, que defendeu a regulamentação das redes sociais no Brasil.

Delação de Mauro Cid pode prejudicar Bolsonaro em suposto golpe de Estado

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), revelou em sua primeira delação à Polícia Federal que aliados de Bolsonaro discutiram dois planos para supostamente reverter o resultado da eleição presidencial que elegeu Lula (PT) para um terceiro mandato. Apesar do sigilo imposto pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, o conteúdo do primeiro depoimento foi publicado no último sábado (25) pela Folha de S. Paulo.

Segundo a delação de Mauro Cid, Michelle Bolsonaro (PL) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) lideravam um desses grupos. Uma das estratégias envolvia a tentativa de identificar fraudes eleitorais, hipótese descartada após investigações. A outra visava persuadir as Forças Armadas a apoiar um golpe de Estado. Ao todo, Mauro Cid prestou mais de dez depoimentos no acordo de delação. Em um deles, de 28 de agosto de 2023, detalhou como grupos ligados ao ex-presidente elaboraram teses para lidar com a derrota eleitoral.

Deportações crescem durante governo Lula

O governo Lula recebeu 32 voos com 3.660 brasileiros deportados dos Estados Unidos entre 27 de janeiro de 2023 e 10 de janeiro de 2025. As aeronaves, fretadas pelo governo de Joe Biden, pousaram majoritariamente no aeroporto de Confins (MG), e os deportados chegaram algemados. As informações foram divulgadas pelo site Poder360, com base em dados fornecidos pela BH Airport, administradora do aeroporto.

Na última semana, o primeiro voo de deportados durante o governo Donald Trump pousou em Manaus, devido a questões técnicas. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, ordenou a retirada das algemas dos passageiros ao desembarcarem.

Gilmar Mendes defende regulação de redes sociais

O ministro Gilmar Mendes, do STF, afirmou que a análise da constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet será um dos principais temas do ano Judiciário, que retorna na próxima segunda-feira (3). O artigo responsabiliza redes sociais por conteúdos publicados pelos usuários.

Mendes espera que o ministro André Mendonça, que pediu vista do processo, devolva-o em breve, o que pode, segundo ele, estimular o Congresso a debater uma regulamentação mais detalhada, como ocorreu em outros países.

“Espero que, no primeiro semestre, tenhamos uma definição que permita ao Congresso avançar sobre o tema. Alguns países já regularam a questão, e isso tem gerado conflitos”, afirmou o ministro em entrevista ao Correio Braziliense.

Assista ao Fora dos Autos todas as segundas

O programa Fora dos Autos promove um debate ao vivo sobre o apagão de liberdades provocado pelo ativismo judicial no Brasil. Com comentários de Deltan Dallagnol e dos advogados Fabiana Barroso e Emerson Grigollette, é apresentado pelo jornalista Lucas Saba. O programa vai ao ar todas as segundas, às 20h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.

Acesse a Gazeta do Povo para mais informações sobre o que será discutido.

Governo Biden enviou 32 aviões de deportados para o Brasil durante gestão de Lula

Regulação das redes sociais será tema mais importante do semestre, diz Gilmar Mendes

Delação vazada de Mauro Cid sobre suposto plano de golpe fala em duas frentes de ação

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.