Um princípio de rebelião foi controlado na tarde deste domingo na Delegacia de Araucária (Região Metropolitana de Curitiba). Foram mobilizadas para conter a confusão equipes do Centro de Operações Especiais (COPE), da Policia Militar e da Guarda Municipal. Cerca de 65 presos estão no local que tem capacidade para apenas 20.
De acordo com o investigador Tiago Kley Pezzini, a confusão começou com uma espécie de brincadeira entre os detentos, que jogavam água uns nos outros devido ao calor. A partir do monitoramento pelas câmeras de segurança, os policiais perceberam que alguns presos estavam pendurados nas grades fixadas no teto do espaço e que o nível de água no local estava aumentando, o que compromete a estrutura de concreto das celas. "Eles queriam tirar a nossa atenção", contou o investigador.
Pezzini e os outros dos policiais que formavam a equipe de plantão da delegacia pediram aos detentos para que parassem com a brincadeira, mas não foram atendidos e ouviram dos presos que seria iniciada uma rebelião. O reforço foi chamado e mais de 20 policiais estiveram na delegacia. Aproximadamente 50 detentos foram retirados das celas para uma vistoria, mas nada foi encontrado no local.
Durante a operação, um policial do COPE foi ferido na mão com estilhaços de bala disparada pelos próprios policiais. O tiro teria sido dado em direção ao chão, apenas para alertar os presos da chegada do reforço. Mais ninguém ficou ferido.



