• Carregando...
O delegado Renato Figueroa foi transferido do comando do grupo Tigre, após decisão da Justiça gaúcha | Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp) / Divulgação
O delegado Renato Figueroa foi transferido do comando do grupo Tigre, após decisão da Justiça gaúcha| Foto: Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp) / Divulgação

Cronologia

21 de dezembro de 2011 – Uma equipe do Tigre investiga o sequestro de dois agricultores paranaenses que haviam ido a Gravataí, no Rio Grande do Sul, para comprar uma colheitadeira. Em Gravataí, os policiais do Paraná são abordados por um sargento da Brigada Militar gaúcha, que estava fora de serviço. Na troca de tiros, o brigadiano morre.

22 de dezembro de 2011 – A polícia gaúcha localiza o cativeiro dos agricultores paranaenses. Na abordagem, um dos reféns, o produtor rural Lírio Persch é atingido e morre. Quatro sequestradores são presos.

22 de dezembro de 2011 – Corregedoria da Polícia Civil do Rio Grande do Sul inicia investigações sobre a ação dos policiais paranaenses e gaúchos. Três investigadores do grupo Tigre são presos.

27 de dezembro de 2011 – Policiais do grupo Tigre prestam depoimento e afirmam que pensaram que sargento gaúcho fazia a segurança dos bandidos.

29 de dezembro de 2011 – Justiça gaúcha autoriza transferência de policiais do Tigre presos para o Paraná.

10 de janeiro de 2012 – Perícia confirma que refém foi morto por um tiro disparado por um delegado gaúcho.

17 de janeiro de 2012 – Exame confirma que sargento gaúcho morto na troca de tiros estava alcoolizado.

20 de janeiro de 2012 – Policiais do grupo Tigre deixam a prisão. Delegado gaúcho é indiciado pela morte de agricultor paranaense.

24 de fevereiro de 2012 – Os dois delegados do Tigre e um investigador são denunciados pelo MP-RS, pelos desdobramentos do sequestro. Outras nove pessoas também são denunciadas.

16 de abril de 2012 – Justiça determina afastamento de delegados e de investigador do grupo Tigre.

Os delegados que comandavam o grupo Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre), elite da Polícia Civil do Paraná, vão pedir à Justiça gaúcha que reveja a decisão que os afastou da unidade especializada. Renato Bastos Figueroa (que era delegado-chefe do grupo) e Danilo Zarlenga (que era delegado-adjunto), foram transferidos do Tigre nesta quarta-feira (18), depois de a 1ª Vara Criminal de Gravataí, no Rio Grande do Sul, ter determinado o afastamento deles. Também foi removido o investigador Fábio Lacerda Gusmão.

Os delegados e o investigador são investigados desde o fim do ano passado, após o sequestro de dois agricultores paranaenses, rendidos por bandidos em Gravataí, no Rio Grande do Sul. O caso terminou com a morte de um sargento da Brigada Militar Gaúcha e de um dos reféns (ver box).

Na avaliação da juíza Eda Salete Zanatta de Miranda, o grupo Tigre sabia dos planos dos bandidos, mas não agiu para evitar o crime. De acordo com a magistrada, houve "omissão penalmente relevante com relação ao crime de extorsão mediante sequestro". Ela justifica o afastamento dos policiais, argumentando que eles poderiam interferir nas investigações, que ainda estão em curso.

O advogado da Associação dos Delegados de Polícia do Paraná (Adepol), Marden Maués, informou, na tarde desta quarta-feira, que preparou um pedido de reconsideração à 1ª Vara Criminal de Gravataí. Como o afastamento dos policiais paranaenses não foi enquadrado como "medida cautelar de urgência", o advogado esperava que eles fossem ouvidos pela Justiça gaúcha, antes da decisão. "Em face desse preceito, pelo menos em regra, os delegados deveriam ter sido chamados para opinar e contra-argumentar", avaliou Maués.

A Gazeta do Povo tentou contato telefônico com o Sindicato das Classes Policiais Civis do Paraná (Sinclapol), mas não conseguiu ouvir ninguém.

Chefe da Polícia Civil garante que grupo Tigre não sabia do sequestro

O chefe da Polícia Civil do Paraná, o delegado-geral Marcus Vinícius Michelotto, assegurou, nesta quarta-feira, que o comando do grupo Tigre não tinha informações suficientes para evitar o sequestro dos agricultores paranaenses. Apesar disso, ele confirmou que o grupo de elite da polícia paranaense monitorava os sequestradores.

"O Tigre sabia da movimentação dos sequestradores, mas não se sabia quem seriam as vítimas. Não tínhamos sequer um endereço. O grupo Tigre é reconhecido mundialmente e não cometeria uma falha dessas. Dá a entender que quem proferiu essa decisão não conhece o trabalho de polícia judiciária", afirmou Michelotto.

Segundo o advogado dos delegados paranaenses, várias linhas estavam sendo monitoradas pelo Tigre e, por isso, as escutas telefônicas não ocorriam de maneira instantânea. Ele diz que o relatório policial confirma que a unidade especializada não tinha informações concretas sobre o sequestro quando o crime ocorreu.

Para paranaenses, decisão é injusta

Michelotto lamentou a decisão da Justiça gaúcha e defendeu a conduta dos policiais paranaenses. "Foi uma decisão absurda e passional, porque o brigadiano morto trabalhava com um juiz do Rio Grande do Sul. A ação do Tigre foi perfeita. O que houve foi um erro de um policial gaúcho que estava embriagado", disse Michelotto.

O advogado da Adepol classificou o afastamento dos delegados e do investigador paranaenses de desnecessária. Ele lembra que, desde o início das investigações, o grupo Tigre se manteve acessível à Justiça gaúcha e colaborou com todas as diligências. "Injustamente, eles [os policiais do Tigre] figuram agora como réus, ao lado de sequestradores, que são quem eles sempre combateram", afirmou Marques.

Novo comando

Enquanto os delegados Figueroa e Zarlenga permanecem afastados do comando do grupo Tigre, a Polícia Civil designou o delegado Sivanei de Almeida Gomes para chefiar a unidade especializada. Gomes estava lotado na Agência de inteligência da Polícia Civil e já passou pela Delegacia de Homicídios. "Apesar da competência do delegado Sivanei [Gomes], o Tigre perde porque o delegado Figueroa está preparado para comandar o grupo e o vinha fazendo muito bem", avaliou Michelotto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]