• Carregando...

A prefeitura de Rio Bom cancelou os bailes do Carnaval 2015, a missa da Igreja Matriz e um torneio de futebol devido ao avanço da dengue no município. De acordo com a secretaria estadual de Saúde (Sesa), a cidade com 3.385 habitantes vive uma epidemia da doença com 30 casos confirmados nos últimos seis meses. O estado tem a doença sob controle, segundo a Sesa, mas foram 892 casos nesse último semestre – 20,9% a mais do que no mesmo período do ano passado.

De acordo com balanço da dengue divulgado pela Sesa na última quinta-feira (12), Rio Bom teve 76 notificações da doença e 30 casos confirmados até o último dia 9. Esses números levaram a prefeitura a tomar a medida extrema: foram cancelados os bailes de carnaval, a missa e também um torneio de futebol amador com 14 times. O calendário escolar para mais de 400 alunos também foi afetado: o retorno das aulas foi adiado da semana passada para o próximo dia 23.

Em entrevista ao canal de um servidor da prefeitura no Youtube, o prefeito Moisés José de Andrade falou sobre o surto da doença na cidade. "Estamos enfrentando o problema de frente, combatendo esse mosquito que é tão pequeno e faz esse estrago tão grande".

Ao todo, sete municípios do Paraná registraram neste ano mais de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes – o que os coloca em situação de epidemia. Além de Rio Bom, estão nessa situação as cidades de Itaúna do Sul, Paranapoema, São João do Caiuá, São Pedro do Paraná, Jataizinho e Riacho Alegre do Oeste.

No Paraná, nos últimos seis meses, foram 7,35 casos por 100 mil habitantes – índice considerado baixo pelo Ministério da Saúde. Pelas regras da pasta federal, o alerta é acionado quando há mais de 100 casos por 100 mil habitantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]