
Caiobá, no Litoral do Paraná, voltará a ter quiosques para compra de comida à beira-mar na próxima temporada. Os antigos estabelecimentos, que foram derrubados há dois anos por ordem da Secretaria de Patrimônio da União, serão substituídos por construções de alvenaria. Cada um dos seis novos quiosques contará com espaço para duas lojinhas de gêneros alimentícios, depósito e banheiros. A previsão da prefeitura de Matinhos é de que tudo esteja pronto até novembro deste ano.
Caiobá já chegou a ter 22 quiosques na beira da praia, que vendiam de tudo um pouco: além de comida e bebida, era possível encontrar artesanato, bijuterias e até tatuadores. No entanto, o governo federal considerou a ocupação da área irregular e mandou derrubar todos os quiosques em junho de 2005. Desde lá, o poder público municipal vinha tentando a aprovação de um projeto que possibilitasse a construção de novos pontos.
"Agora temos autorização da Secretaria de Patrimônio da União, licença do Instituto Ambiental do Paraná, tudo certinho", conta o arquiteto Maurício Piazzeta, um dos responsáveis pela nova proposta de quiosques. Segundo ele, a instalação dos banheiros será um dos pontos mais importantes. "Todos os pontos têm banheiros masculino e feminino e já com adaptação para deficientes físicos", diz.



