Assim como os adultos, crianças e adolescentes também são vítimas de doenças neuropsiquiátricas. As últimas pesquisas sobre o assunto, bem como as formas de tratamento atualmente em uso, serão apresentadas na 1.ª Jornada de Neurociência, que começa hoje em Curitiba. Promovido pelo Centro de Neuropediatria (Cenep) do Hospital de Clínicas, o evento deve reunir cerca de 700 profissionais de diversos estados do país.
A principal característica da jornada será a multidisciplinaridade. Além de pediatras, o evento reunirá psiquiatras, fonoaudiólogos, pedagogos, psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais. "Quando todos os profissionais trabalham juntos, o tratamento fica mais eficiente", diz o coordenador do evento, o neuropediatra Sérgio Antoniuk.
Na programação da jornada, que ocorre até sábado no Canal da Música, estão palestras e mesas-redondas sobre depressão, transtorno bipolar, autismo, epilepsia, esquizofrenia, transtorno de déficit de atenção e desempenho escolar, entre outros temas.
Abertura
As conferências de abertura ocorrem a partir das 20 horas de hoje. Estarão presentes os médicos Petronilo Costa, que vai falar sobre o diagnóstico e o tratamento da depressão e do transtorno bipolar em crianças, e José Salomão Schwartzman, que irá discutir os limites entre a neurologia e a psiquiatria. (EHC)
Serviço: Quem quiser se inscrever na jornada ou obter mais informações deve falar com Emília no telefone (41) 8826-2502, ou mandar um e-mail para cenep@ufpr.br.



