• Carregando...
Professores protestam na Assembleia: reajuste do funcionalismo não está definido. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Professores protestam na Assembleia: reajuste do funcionalismo não está definido.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Nem bem começou a ser discutido e o corte no repasse de verbas à Assembleia Legislativa (Alep), Tribunal de Justiça (TJ), Tribunal de Contas (TC) e Ministério Público (MP) do Paraná já enfrenta resistência feroz entre os deputados. A iniciativa ganhou corpo na quarta-feira (20), como principal alternativa para garantir que o governo consiga ter caixa para conceder o reajuste de 8,17% aos servidores públicos estaduais. Enquanto isso, professores e outras categorias continuam em greve.

Em silêncio

O Ministério Público não quis comentar a proposta de ter seus repasses reduzidos. Por meio de sua assessoria de imprensa, o órgão disse que só vai se manifestar se houver uma proposta formalizada. O Tribunal de Justiça informou, também via assessoria de imprensa, que seu presidente, o desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, está em viagem e que ainda não há um posicionamento quanto ao tema.

Servidores do meio ambiente entram em greve a partir de segunda

Movimento da categoria formada por 1,2 mil servidores deve prejudicar serviços de fiscalização e emissão de licenças ambientais

Leia a matéria completa

No TJ, recurso da APP não tem data para análise

Professores recorrem contra a liminar que no dia 27 de abril determinou, a pedido do governo estadual, o retorno imediato dos professores às salas de aula, sob pena de multa diária

Leia a matéria completa

Seed começa a lançar falta dos professores

Os descontos serão feitos a partir do dia 27 de abril, quando a paralisação foi deflagrada pela categoria

Leia a matéria completa

Nessa quarta, a bancada de oposição na Alep apresentou uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016 para retirar o Fundo de Participação dos Estados (FPE) da base de cálculo do porcentual a ser repassado pelo Executivo aos outros poderes. A medida reduziria o montante destinado à Alep, TJ, TC e MP, dando um fôlego estimado em R$ 428,7 milhões ao caixa do estado – com base no orçamento deste ano (veja tabela).

“O governo se dispõe a conceder reajuste de 5%. Esse dinheiro [R$ 429 milhões] supriria a diferença para chegarmos aos 8,17% que os servidores reivindicam. Estamos fazendo um esforço grande para que o estado equilibre suas contas e supere o impasse”, defendeu o deputado Professor Lemos (PT).

O corte na verba dos outros poderes chegou a ser ventilado por setores do próprio governo, em reunião na manhã de quarta entre deputados da base aliada e os secretários Mauro Ricardo (Fazenda), Deonilson Roldo (Gabinete) e Silvio Barros (Planejamento). À noite, a proposta seria apresentada ao governador Beto Richa (PSDB) e ao chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra.

Protesto de professores bloqueia entrada da Secretaria da Fazenda, em Curitiba

Docentes insatisfeitos com o índice de 5% de reajuste proposto pelo Executivo estão acampados nas duas entradas do prédio e impedem a entrada de funcionários do órgão

Leia a matéria completa

Ainda assim, a maioria dos parlamentares não parece disposta a “comprar essa briga”, sobretudo com o TJ e o MP. Nos dois últimos anos, houve tentativa de aprovar a medida no Legislativo, mas ela não foi adiante por pressão dos demais poderes. Agora, mais uma vez, os deputados dão como certa que a proposta será derrubada, quando – e se – chegar ao plenário. “Não passa de jeito nenhum. Até porque o Judiciário está fechado com o Executivo neste momento. Todas as medidas tomadas agora pelo governo estão amparadas em decisões judiciais”, afirmou um deputado, sob condição de anonimato. “Você pode brigar com imprensa, prefeitos, vereadores, mas nunca brigue com o Judiciário. São eles que têm a caneta e podem te ferrar,” pontuou outro.

Quem aceitou falar abertamente sobre o tema optou pelo caminho da prudência, mas também sinalizou que o Legislativo não deve se indispor com os outros poderes. Vice-líder do governo e relator da LDO, Elio Rusch (DEM) disse que só deve acatar o corte nos repasses caso haja consenso geral. “Tem de existir um entendimento entre os poderes, costurado pelo Executivo. Até porque estamos falando de recursos com que cada poder está contando”, avaliou.

Por sua vez, o líder do governo na Assembleia, Luiz Claudio Romanelli (PMDB), minimizou a proposta como forma de solucionar o impasse com os servidores. Para ele, o Executivo deve chegar a outra alternativa, por meio do diálogo. “Acho que a solução não é por aí. Essa discussão não está posta para resolver a questão”, resumiu.

Proposta natimorta

Ideia de cortar volume do repasse aos poderes do Paraná não agrada deputados estaduais. Parlamentares temem retaliação, sobretudo por parte do Judiciário. Veja opiniões dadas sob a condição de anonimato:

“Não passa [em plenário] de jeito nenhum. Até porque o Judiciário está fechado com o Executivo neste momento. Todas as medidas tomadas agora pela governo estão amparadas em decisões judiciais.”

“Quando votaram a criação do auxílio-moradia na CCJ, havia emissários do Judiciário na sala das comissões folheando os processos que alguns deputados respondem na Justiça. O recado era claro.”

“Você pode brigar com imprensa, prefeitos, vereadores, mas nunca brigue com o Judiciário. São eles que tem a caneta e podem te ferrar.”

“O Judiciário não está nem aí para a crise. Até porque eles não precisam dar as caras para a população a cada quatro anos para pedir votos.”

“Isso já não seria aprovado, pior ainda neste momento de entrosamento entre os poderes. Imagina se o Ministério Público ou o Tribunal de Contas derrubam a lei da Paranaprevidência?”

“Não tem a menor chance de ser aprovado. Não perca tempo dando isso como notícia.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]