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Trecho da Estrada da Graciosa que desmoronou com a chuva no último dia 13. Para o DER, ponte é a melhor alternativa | Jorge Woll/DER
Trecho da Estrada da Graciosa que desmoronou com a chuva no último dia 13. Para o DER, ponte é a melhor alternativa| Foto: Jorge Woll/DER

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná anunciou nesta quarta-feira (19) que avalia construir uma ponte no quilômetro 10,8 da Estrada da Graciosa (PR-410) que desmoronou na última quinta-feira (13), em Morretes. A queda de barreira, que foi ocasionada pelo excesso de chuvas, interditou a rodovia.

De acordo com a assessoria de imprensa do departamento, a estimativa é que, caso seja aprovado, o projeto deverá ser concluído em cerca de cinco meses. A rodovia está fechada por tempo indeterminado.

Um estudo realizado pelo departamento apontou que a construção da ponte é a alternativa mais rápida para a reabertura da estrada, cuja interdição afeta o comércio local.

No entanto, o DER informou que a concretização depende de questões técnicas - já que a via suporta veículos com um peso máximo de até três toneladas, o que dificulta o uso de determinados maquinários - e da aprovação dos órgãos ambientais e culturais do estado. A Estrada da Graciosa foi tombada como Patrimônio Cultural e Histórico do Paraná e está localizada em uma área de preservação da Mata Atlântica.

A assessoria de imprensa do DER declarou que a estimativa de custos da ponte gira em torno de R$ 5 milhões. Segundo o departamento, a prefeitura de Morretes deve decretar até quinta-feira (20) o regime emergencial da obra, o que deve tornar o processo licitatório mais rápido.

Estrada histórica

A Estrada da Graciosa é uma via histórica que começou a ser construída em 1854, após a emancipação da província do Paraná. Ela liga os municípios de Quatro Barras a Morretes e tem uma extensão de 28,5 quilômetros, de acordo com o DER.

A via passa por uma região em que a Mata Atlântica é bem preservada e foi até a primeira metade do século 20 a única estrada pavimentada do estado.

Por esse motivo, a via foi de grande importância para a economia regional, já que por ela eram transportados os carregamentos de produtos como erva-mate, madeira e café até o Porto de Paranaguá.

Hoje a estrada é uma via de acesso ao litoral que oferece aos viajantes espaços de lazer e ruínas históricas.

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