
Um caminhão com 30 mil litros de álcool tombou anteontem à noite no bairro Santa Fé, em Tijucas do Sul, região metropolitana de Curitiba. O acidente aconteceu por volta das 22h30 na Rua Gabriel Bouard e só duas casas foram diretamente atingidas, mas o Corpo de Bombeiros isolou três quarteirões e os moradores tiveram de deixar suas casas. Quinze delas permaneceram interditadas até as 2 horas da madrugada. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
O motorista levava a carga para Santa Catarina e estacionou perto de casa, em uma rua estreita, para passar o Natal com a família. Um dos representantes da transportadora disse que o veículo estava com problema no freio. Ao percebê-lo em movimento, o condutor pulou na cabine para tentar pará-lo, mas não conseguiu. O caminhão tombou e quebrou o muro de uma casa. O motorista sofreu arranhões e prestou depoimento na delegacia.
O dono da casa, Juarez Vicente Sobrinho, a esposa dele, o sogro e dois cunhados tiveram de pular a janela. "Estávamos vendo televisão quando ouvimos o barulho da batida no muro. Na hora que percebemos o que aconteceu, desligamos a luz da casa inteira. Tivemos que sair pela janela porque a porta ficou emperrada. Minha mulher havia feito cirurgia há pouco tempo. Tivemos que ajudá-la sair de casa", conta.
Por volta das 23 horas o Corpo de Bombeiros chegou ao local para monitorar o risco de incêndio e explosão. A Polícia Militar também foi acionada. A luz elétrica da rua foi desligada e os moradores afastados. Segundo o geólogo do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) Fernando Bettega, o derramamento não causou grandes problemas ambientais. "O álcool se espalhou pela quadra e atingiu uma nascente". A vizinhança foi avisada para não consumir a água.
A transportadora se encarregou de retirar a carga restante e pagar os danos aos moradores. Ontem de manhã quase todo o álcool já havia evaporado e os bombeiros continuavam isolando o local. "Seis bocas de tanque estouraram. Embora o líquido evapore, tem sempre o risco de ocorrer uma explosão. Por isso, nós retiramos os moradores durante a madrugada", explica o tenente Corpo de Bombeiros Davi Daniel Simão.
Para retirar o caminhão foram necessários dois guinchos. A operação só acabou por volta das 14 horas.



