Foz do Iguaçu - Três pessoas ficaram feridas, duas delas em estado grave, depois que parte de um barracão de reciclagem de lixo desabou no final da tarde de ontem em Foz do Iguaçu durante um vendaval. Segundo o Instituto Simepar, a cidade foi atingida por ventos de 56,9 km/h das 16h15 às 16h30. Uma estação do Instituto Nacional de Meteorologia também registrou um vendaval de 100 km/h na cidade entre 16 e 17 horas. Os feridos foram socorridos pelo Siate e encaminhados ao hospital Costa Cavalcanti.
Segundo socorristas, um dos feridos, Carlinhos dos Santos, 34 anos, estava em estado grave porque foi atingido por uma viga e apresentou traumatismo craniano. O quadro de Maria Shirlei, 31 anos, também era preocupante porque teve lesão na coluna cervical. Já outro trabalhador, Miguel de Sousa, 36 anos, estava com traumatismo leve. Há suspeita de que o barracão tivesse problema na estrutura. O vento derrubou uma parede inteira, a cobertura e uma viga. Os bombeiros não atenderam a nenhuma outra ocorrência grave em decorrência do vendaval. Houve queda de energia em alguns pontos da cidade.
Instabilidade
Para o Simepar, o vendaval foi causado pela presença de áreas de instabilidade do Paraguai que se deslocaram em direção a Foz e todo Sudoeste e Oeste do Paraná onde fazia calor. Em Foz houve incidência de raios e queda acentuada da temperatura. Após o início do temporal, em 30 minutos, a temperatura caiu seis graus, de 29,8º C para 23,8º C. Segundo o meteorologista Marcelo Brauer, hoje a frente fria deve cruzar o estado durante todo o dia com possibilidade de ocorrência de temporais em vários pontos. Também foram registrados ventos em Santa Helena, São Miguel do Iguaçu e Toledo, mas em velocidades inferiores à de Foz.



