Apucarana Nove vagões de um comboio de 81 da América Latina Logística (ALL), que partiu ontem de Maringá com destino a Paranaguá, descarrilaram às 15h30, em trecho da ferrovia que corta a área urbana de Cambira (410 km a Noroeste de Curitiba). Dos vagões que tombaram junto à estrada de ferro, três continham álcool anidro e seis estavam carregados com farelo de soja. O descarrilamento foi seguido de explosão e incêndio dos vagões-tanque, mas não houve vítimas.
O acidente ocorreu próximo à estação ferroviária, dentro do Parque Industrial da cidade, e por questão de segurança, algumas empresas paralisaram suas atividades e os trabalhadores foram retirados do local. O incêndio nos três vagões com álcool provocou altas labaredas, deixando assustados moradores e trabalhadores da região. Havia temor de que pudessem ocorrer explosões.
O acidente mobilizou várias unidades de combate a incêndio da região. Deslocaram-se para Cambira unidades do Corpo de Bombeiros de Apucarana e Maringá e bombeiros comunitários de Jandaia do Sul e Mandaguari. Também auxiliaram nos trabalhos caminhões-pipa da usina de álcool da Cooperval, de Jandaia do Sul, e da prefeitura de Cambira, além da Defesa Civil de Apucarana e policiais militares locais e de Apucarana, que isolaram a área para evitar que curiosos chegassem próximo do incêndio, controlado no final da tarde.
Segundo a ALL, equipes de via permanente e segurança trabalharam no local para auxiliar na remoção de vagões e liberar o trecho. Até o início da noite, não foi possível apurar a causa do acidente. Uma equipe do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de Londrina também foi acionada para inspecionar o vazamento de álcool.



