Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crítica

Desembargador diz que governo Requião "incita um golpe de estado"

O desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ) Rosene Arão de Cristo Pereira, em sentença que obrigou a administração estadual a fornecer dados à oposição, acusou o governo Requião de "incitar um golpe de estado, nos moldes da triste onda sul-americana, de viés chavista", ao não responder os pedidos de informações dos deputados estaduais.

O desembargador também apontou que o governo descumpre a Constituição. "Em pleno século 21, aqueles que são eleitos pelo povo para chefiar o Poder Executivo insistem em achar que, ao tomar posse do cargo, colocam-se acima da lei e das instituições do Estado Democrático de Direito. E olha que, no caso em foco, não é qualquer lei que está sendo violada, mas sim a maior delas, a Constituição Federal!"

Os comentários foram feitos na liminar a um mandado de segurança impetrado pelos deputados Valdir Rossoni (PSDB) e Augustinho Zucchi (PDT). A liminar estipula um prazo de cinco dias para que o secretário de Saúde, Cláudio Xavier, envie à oposição respostas sobre a falta de medicamentos especiais, que devem ser fornecidos gratuitamente pelo estado. Se as respostas não forem encaminhadas dentro do prazo aos deputados, o governo terá de pagar uma multa simbólica de R$ 100 por dia.

O líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), classificou a liminar do desembargador como "uma manifestação política". O deputado garantiu ter entregue as informações para o presidente da Comissão de Saúde da Assembléia, Ney Leprevost (PP), antes da decisão judicial, no mês de julho. Leprevost, no entanto, nega ter recebido e afirma que o documento deveria ter sido encaminhado a Augustinho Zucchi, autor do requerimento. Zucchi também assegurou que não recebeu nada.Leia reportagem completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo (conteúdo exclusivo para assinantes)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.