
O desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência, que ocorre no domingo, vai alterar o trânsito na região central de Curitiba. O evento começa às 9 horas e deve ir até as 12h30, mas as ruas ficam bloqueadas das 6h30 às 13 horas. A única exceção é a Avenida Cândido de Abreu local em que acontece a movimentação dos veículos militares , que só será liberada às 15 horas.
Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e oficiais do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) ficarão a postos nas ruas da região para instruir os motoristas que passarem por ali durante a festividade.
Transporte
Além do trânsito, o desfile também afeta o transporte público. Pelo menos 20 linhas de ônibus que passam pelo Centro Cívico terão suas rotas alteradas. As mudanças começam à meia-noite de domingo e vão até as 15 horas.
Estudantes
Mais de mil alunos de 17 escolas estaduais e municipais devem participar do desfile cívico em comemoração ao 7 de Setembro, segundo o governo estadual e a prefeitura de Curitiba.
Feriado vai ter tempo estável em todo o Paraná
Os feriados da Independência, no domingo, e o da padroeira da cidade, na segunda, devem ser de tempo estável e sem chuva, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No domingo, data do desfile em comemoração aos 193 anos da Independência do Brasil, a temperatura mínima será de 14°C, e a máxima de 22°C. Chuva, segundo o Inmet, só no Oeste do estado. Já no dia 8, data em que a Arquidiocese de Curitiba homenageia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, a mínima será de 14°C e a máxima de 23°C.
Transição
Apesar do tempo firme durante o feriadão, até o início da primavera, no dia 23 de setembro, o tempo fica instável em todo o Paraná. Isso ocorre por causa da transição entre as estações, conforme explica a metereologista Morgana Almeida. "Com a aproximação da primavera, há uma mudança no padrão dos ventos da atmosfera. Observa-se que a circulação próxima à superfície está trazendo mais calor e umidade da região amazônica para o oeste da América do Sul. Com isso, os dias tendem a ficar mais severos nesse período, com frio durante a madrugada, calor durante o dia e leves chuvas no final da tarde", relata.
Confira as alterações do trânsito
Rua Brasilino Moura com Rua Francisco Scremin.Rua Saboia Cortes com Rua Euclídes Bandeira.Rua Benjamin Zilli com ruas Eurípedes Garcez do Nascimento e Alberto Folloni.Rua Guaratuba com ruas São Sebastião, Francisco de Paula Guimarães e Ricardo Lemos.Rua Ricardo Lemos com Rua São Pio X.Rua Colombo com Travessa Irmã Julia e ruas Manoel Eufrásio e Moysés Marcondes.Rua Moysés Marcondes com Rua Mal. Mallet.Rua Euzébio da Motta com Rua Rocha Pombo.Rua Campos Sales com ruas Dep. Mário de Barros, Constantino Marocchi, Augusto Severo e Mauá.Rua Alberto Folloni com ruas Dep. Mário de Barros e Augusto Severo.Rua Mal. Hermes com Rua Dep. Mário de Barros e Av. Cândido de Abreu.Av. João Gualberto com ruas Augusto Severo e Mauá.Rua Carlos Eduardo Leão com Rua Gal. Carneiro.Rua Agostinho Leão Júnior com Rua Padre Antônio.Rua David Carneiro com Rua Duque de Caixas.Rua Amintas de Barros com Rua Mariano Torres (acesso para a Rua Luiz Leão).Rua Carlos Cavalcanti com ruas Luiz Leão, Pres. Faria, Barão do Serro Azul e Duque de Caxias.Rua Trajano Reis com ruas Paula Gomes e Inácio Lustosa.Rua Nilo Peçanha com ruas Barão de Antonina, Sem. Xavier da Silva e David Carneiro.Rua Mateus Leme com ruas Carlos Cavalcanti, Sem. Xavier da Silva, David Carneiro, Aristides Teixeira, Dr. Roberto Barrozo, Lysimaco Ferreira da Costa, Cel. Agostinho Macedo, Prof. Benedito Nicolau dos Santos, Dep. Mário de Barros e Albano Reis.



