• Carregando...

A chuva causou vários alagamentos em Curitiba e região metropolitana nesta terça-feira

A chuva forte que caiu durante toda a manhã desta terça-feira (28), em Curitiba e região metropolitana, provocou vários alagamentos e deslizamentos de terra em Almirante Tamandaré. A Defesa Civil do município interditou três casas no bairro Parque São Jorge, pois há risco de desabamento.

Uma igreja, que fica perto das casas, também foi isolada e há risco de desabamento. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Almirante Tamandaré, sargento Alvacir Ferreira, não houve feridos nos deslizamentos de terras. "Muitas residências aqui são feitas em morros e em fundos de vales. São casas precárias. As três famílias desabrigadas serão realocadas em uma escola do município. As casas e a igreja apresentaram rachaduras após o deslizamento", afirmou o sargento Alvacir. Houve o efeito dominó e a terra derrubou muros sobre as casas.

A Defesa Civil não tem o número de pessoas que moravam nas casas interditadas. "Nossas equipes estão no local, fazendo o atendimento", disse o sargento, por volta das 16h45. Os deslizamentos aconteceram por volta das 14h30 desta terça-feira. "Há vários dias a chuva continua e hoje pela manhã houve uma pancada mais forte. A terra que já estava encharcada não aguentou e cedeu", explicou.

Além dos deslizamentos, houve vários pontos de alagamento em bairros distintos da cidade, como, por exemplo, no Jardim Monte Santos, Cachoeira e São Francisco. Desde as 8h30 desta terça, a Defesa Civil havia atendido mais de 50 ocorrências.

Algumas árvores foram amarradas, pois adernaram com a chuva forte. "Tomamos essa atitude para que elas não caiam de vez. Assim que o tempo melhorar vamos retirar essas árvores", definiu o sargento Alvacir.

Além de Almirante Tamandaré, pela manhã foram registrados pontos de alagamentos em São José dos Pinhais, Colombo e Rio Branco do Sul, de acordo com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil. Em Pinhais, a população fez um protesto no bairro Jardim Weissópolis na tarde desta terça-feira, por causa dos problemas causados pela chuva. Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, o tempo chuvoso acabou causando um acidente na BR-376. Três postes foram arrancados por um caminhão. A estrada ficou fechada por 1h20 e houve filas de carros de 2,5 quilômetros nos dois sentidos da rodovia.

Curitiba

Em Curitiba a chuva também provocou estragos nesta terça-feira, com deslizamentos e alguns pontos de alagamento pelas ruas. Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Curitiba, 34 pessoas foram retiradas de suas casas na Vila Pantanal, por causa de alagamentos. Todos foram levados para a Escola Municipal Arnaldo Alves da Cruz. No bairro Butiatuvinha, as chuvas fortes da manhã provocaram um deslizamento de terra perto do Contorno Norte. Na região também foram registrados dois pontos de alagamentos.

No bairro Cajuru, equipes da Defesa Civil municipal monitoram a situação do Rio Iguaçu que está com o nível acima do normal. A chuva fez o rio sair da calha. Duas casas ficaram ilhadas pela água do rio, mas, segundo a prefeitura, as famílias não querem deixar o local, pois a água não chegou a entrar nas residências. A situação é monitorada. Na Rua Brasílio Itiberê, na região central da cidade, a chuva provocou o afundamento da calçada, na saída do Viaduto do Capanema.

O rio que corta o Parque Barigui transbordou nesta terça-feira e vários pontos de alagamento foram registrados. A ponte de madeira, da parte central do parque, foi interditada. Na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), as ruas próximas ao Rio Barigui também ficaram alagadas.

De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, este mês de julho é o mais chuvoso de Curitiba e região desde 1997. A previsão é que a chuva continue até o fim de semana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]