Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Lama

Desmoronamento bloqueia rua e atinge veículos no São Bráz

Terreno deveria ser desocupado por causa de um córrego que passa pelo local. Barranco será cortado por tratores para evitar novos desmoronamentos

Desmoronamento quase atingiu residência no São Brás | Priscila Forone / Gazeta do Povo
Desmoronamento quase atingiu residência no São Brás (Foto: Priscila Forone / Gazeta do Povo)

O desmoronamento de um barranco no bairro São Bráz em Curitiba bloqueou uma rua e atingiu dois veículos esta manhã. O incidente, que aconteceu por volta das 5h30, assustou os moradores das duas casas que ficam próximas à área atingida.

"A minha mãe acordou com o barulho e pensou que fosse um incêndio, por causa dos estalos. Mas eram as árvores que estavam sendo levadas pela lama. Até um pé de bananeira desabou lá de cima", conta o serralheiro Jackson Luiz da Silva, 41 anos.

A dona de casa Maria da Silva disse ao jornal Paraná TV 1º Edição que tomou um susto com o barulho. "Estava dormindo e escutamos um estalo, balançou tudo e tremeu. Sai na janela, vi que o barranco estava descendo e gritei para o genro sair, pois ele iria junto", conta aflita.

A atendente de telemarketing Janaína Aparecida da Silva, 25, que vive na casa com a mãe, o marido, duas filhas e a irmã, era dona dos carros: um Peugeot 206 e um Scénic. Ela conta que os vizinhos ajudaram a desenterrar os carros. "Moramos aqui há quase dez anos e nunca vimos nada parecido acontecer. Foi um susto, mas, felizmente, os carros não estragaram muito. Mas, estamos com medo que o resto do barranco desabe com a chuva de hoje à tarde, a minha filha não quer ficar mais aqui", conta.

O terreno, que é da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), deveria ser desocupado por causa de um córrego que passa pelo local.

Segundo Janaína, só serão permitidas casas a 30 metros dali, mas, por enquanto, a Cohab ainda não encontrou outro local para instalar as famílias. "Talvez, com isso que aconteceu, o processo se acelere", espera.

Como o barranco caiu sobre os canos, vários moradores da rua estão sem esgoto.

Segundo a Defesa Civil, por enquanto, as famílias não vão precisar deixar o local, a não ser que as chuvas se intensifiquem. Para evitar que um novo desmoronamento ocorra, atingindo as casas, o barranco será cortado por tratores.

Renato da Silva, da Defesa Civil, disse ao Paraná TV 1º Edição que "o que está instável é a parte de cima do barranco, que o trator vai cortar para diminuir o risco".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.