• Carregando...
A construção da trincheira faz parte da implantação do binário Chile-Guabirotuba | Divulgação/IPPUC
A construção da trincheira faz parte da implantação do binário Chile-Guabirotuba| Foto: Divulgação/IPPUC

A partir das 9h30 de quinta-feira (1º), os motoristas que passarem pela Avenida Comendador Franco, a Avenida das Torres, devem estar atentos para um desvio que será feito no sentido Curitiba/São José dos Pinhais. Serão interditados 200 metros da Avenida das Torres, perto do Palácio Hyogo. No trecho, haverá um estreitamento das pistas e apenas quatro faixas, das seis existentes, estarão disponíveis para o tráfego nos dois sentidos. A mudança no trânsito é para a construção da trincheira da Rua Chile, sob a avenida, que vai integrar o binário Chile-Guabirotuba, e deve durar três meses.

Agentes da Diretran estarão no local para orientar o trânsito. Como o desvio vai começar a ser preparado na manhã de quinta (1), a expectativa é de que a alteração no tráfego comece a partir das 12 horas.

Com as obras, que vão preparar o local para receber as estacas de sustentação da laje da trincheira, máquinas ocuparão parte da pista do sentido Curitiba/São José dos Pinhais. Por isso, o trânsito será desviado para uma nova pista construída sobre o canteiro central e também vai usar uma faixa da outra pista para o tráfego rumo a São José dos Pinhais. O motorista que vem do município da região metropolitana não vai precisar alterar a rota, mas serão apenas duas pistas, em vez das três habituais.

Somente após a conclusão dessa parte das obras é que a prefeitura vai iniciar a escavação da trincheira. Diariamente, cerca de 30 mil veículos passam a cada hora pela Avenida das Torres nos horários de pico.

Obras

Segundo a prefeitura, a ligação viária do binário da Chile-Guabirotuba vai atingir diretamente 87 mil moradores do Água Verde, Jardim Botânico, Prado Velho e Rebouças. Além dessas vias, as ruas Alberto Twardowski e Pergentina Silva Soares. Em 10 meses, devem ser realizadas obras em 2,8 quilômetros, o que vai custar R$ 9 milhões. Além da trincheira e de melhorias como drenagem, pavimentação, construção de passeio, paisagismo, iluminação e sinalização, também estão previstas a construção de uma ponte sobre o Rio Belém, próximo da Rua Josefina Zanier, e uma galeria entre as ruas Imaculada Conceição e Iapó.

Em 2011, quando todo o trabalho estiver concluído, o binário funcionará no sentido bairro-centro desde a Rua Alberto Twardowski, entrando pela Rua Pergentina Silva Soares, passando sob a nova trincheira e chegando à Chile até próximo do Teatro Paiol. Neste ponto, o motorista poderá seguir pelo trecho do binário Chile que já está implantado ou virar à direita na Conselheiro Laurindo. As ruas terão sentido único do Jardim Botânico para o Prado Velho no trecho.

No sentido centro-bairro, o binário funcionará desde o cruzamento da Rua Guabirotuba com a Conselheiro Laurindo, cruzando a Comendador Franco até o início da Rua Alberto Twardowski. Também em sentido único, a Guabirotuba funcionará do Prado Velho em direção ao Jardim Botânico.

Obras concluídas

Em São José dos Pinhais, no trecho em que a Avenida das Torres encontra a Avenida Rui Barbosa, parte das obras de uma trincheira serão inauguradas na quinta-feira (1), por volta das 15h30, depois de quase 13 meses de obras. As obras foram divididas para fazer duas pistas: na parte superior está a continuação da Avenida das Torres e na inferior, a da Avenida Rui Barbosa. O que será liberado são as faixas superiores. A outra parte das obras, que englobam a Avenida Rui Barbosa, deve ser finalizada em agosto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]