As cerca de 500 pessoas que diariamente tentam tirar a primeira habilitação (CNH) ou mudar a categoria da carteira da motorista, em Curitiba, encontram novas regras no exame prático no Detran-PR. Desde esta segunda-feira, o candidato terá tempo máximo para fazer a prova de baliza e pode ser reprovado se cometer um erro considerado gravíssimo no percurso de rua.
Segundo a assessoria do Detran-PR, durante toda a manhã os candidatos realizaram as provas de acordo com as novas normas, sem demonstrarem maiores dificuldades ou um nervosismo além do normal. Nem mesmo o fato de que o tempo para fazer a baliza ser cronometrado e das faltas eliminatórias serem mais rígidas não afetou o desempenho dos candidatos.
Pelas novas regras, o tempo máximo para fazer a baliza será de cinco minutos para carros; seis para caminhões e ônibus e nove minutos para carretas. No percurso de rua, o candidato poderá ser eliminado se cometer um erro considerado gravíssimo, como por exemplo avançar o sinal vermelho ou dirigir com excesso de velocidade. As mudanças, por enquanto, valem apenas para Curitiba.
Confira na matéria em vídeo o que pensa o diretor geral do Detran/PR, coronel David Antônio Pancotti



