A partir desta semana, candidatos à primeira habilitação ou renovação da carteira de motorista terão acesso ao gabarito das provas teóricas aplicadas pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). Pela internet, com o número do protocolo de cada usuário, número ou data da prova, será possível consultar as questões aplicadas e verificar quais os erros cometidos.
A medida busca dar transparência ao processo de avaliação. "Todo usuário tem o direito de saber quais questões errou ou acertou, para analisar e melhorar o seu desempenho. Isto dá a ele o direito de consultar a bibliografia ou o seu instrutor na autoescola e, assim, aprender mais e ficar satisfeito com o resultado", afirma o diretor-geral do Detran-PR, Marcos Traad.
Uma comissão formada por técnicos do departamento e de 12 instituições ligadas a assuntos do trânsito, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, OAB e Sindicato dos Centros de Formação de Condutores, examinou e revisou todo banco de questões do Detran, que conta com cerca de 500 perguntas de múltipla escolha.
Banco de questões
Hoje, o banco de questões do Detran Paraná soma 1,2 mil perguntas, usando perguntas cedidas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Na prova obrigatória para quem faz a primeira habilitação, os alunos têm 50 minutos para responder a 30 questões escolhidas aleatoriamente por sistema informatizado.
Para passar à fase seguinte, de avaliações práticas, é preciso acertar no mínimo 21 perguntas, que tratam de legislação, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica, meio ambiente e cidadania.



