Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Habilitação

Detran retoma serviço. E fila volta

Retorno foi parcial e espera média era de quatro horas. Às 10 horas, as 300 senhas acabaram

Movimento no posto central do Detran continua grande após reabertura | Priscila Forone/Gazeta do Povo
Movimento no posto central do Detran continua grande após reabertura (Foto: Priscila Forone/Gazeta do Povo)
Saiba como proceder para tirar a primeira habilitação e renovar o documento |

1 de 1

Saiba como proceder para tirar a primeira habilitação e renovar o documento

O retorno de parte das atividades dos serviços do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) foi marcado por reclamações dos usuários. O atendimento, ontem, chegou a demorar quatro horas. Até as 14 horas, somente as emissões de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) referentes aos pedidos feitos desde o dia 27 de fevereiro e o recebimento das carteiras de quem tem de cumprir suspensão continuavam inoperantes. A previsão do Detran é de que hoje o atendimento a todos os serviços volte ao normal.

Com a retomada parcial dos serviços, o cidadão que procurou o Detran voltou a receber senhas nos postos de atendimento. No posto da João Negrão, as senhas acabaram por volta das 10 horas. Todos os dias são distribuídas 300 senhas. A abertura ocorre às 8 horas, mas a fila já começa a se formar a partir das 6 horas.

O analista de telecomunicações Roberto Rufino, 38 anos, voltou ontem pelo quarto dia consecutivo ao Detran da João Negrão para renovar a sua carteira de habilitação. A validade do documento expirou no dia 28 de fevereiro. "A lei é muito clara: o prazo é de 30 dias, a partir daí haverá penalidades." Ele alega que é impossível respeitar os prazos, porque nas vezes em que esteve no Detran nunca conseguiu senha para ser atendido. Ontem, ele recebeu a senha 254.

O fisioterapeuta Diogo Maceno, 23 anos, também procurava renovar sua carteira. "Estou decepcionado. A fila está muito grande." Ele constatou que em uma hora os funcionários conseguiram atender 60 pessoas. Sua senha era a de número 235. Ele levou cinco horas para pagar a taxa de renovação, fazer a foto e o agendamento do exame médico, em uma clínica credenciada, para o dia 23 de março.

Problemas do sistema

Para o grupo de 20 pessoas que realizou no Detran do Hauer pela manhã os testes de direção defensiva e primeiros-socorros -- exigidos para condutores com carteira emitida antes de 1998 –, a irritação foi maior. A professora Sandra Dias, 35 anos, afirmou que foi embora do local sem o resultado da prova por causa dos problemas do sistema do Detran. Segundo informações do departamento, o problema realmente ocorreu, mas o sistema foi reabilitado 30 minutos depois da conclusão da prova. Os candidatos que foram embora deverão retornar para agendar os exames médicos.

Mudança de processo

Neste mês, o Detran abriu 5.280 vagas extras para exames psicológicos em Curitiba, com o objetivo de atender os processos abertos no ano passado e diminuir as filas. Todos os processos abertos a partir da legislação 285, do Contran, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro, deverão ser submetidos às nove clínicas credenciadas pelo Detran. Em Curitiba, existem duas habilitadas, com a possibilidade de abertura ainda para este mês de outra no bairro Boqueirão. Atualmente, os exames psicotécnicos estão sendo marcados pelas autoescolas para o dia 15 de abril.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.