• Carregando...
O secretário da Saúde Gilberto Martin é um dos secretários que sai para concorrer a uma vaga de deputado | Divulgação / SESA
O secretário da Saúde Gilberto Martin é um dos secretários que sai para concorrer a uma vaga de deputado| Foto: Divulgação / SESA

Veja que paranaenses se unem para acabar com o mosquito transmissor da doença

Técnicos de prefeituras, da secretaria da Saúde e da Defesa Civil realizaram o primeiro dia "D" de combate à dengue, neste sábado (6) em 66 municípios paranaenses. O lançamento da campanha foi realizado pelo secretário da Sáude, Gilberto Martin, em Londrina. Segundo o telejornal ParanáTV 1º Edição, na próxima sexta-feira outros 86 municípios vão participar da campanha.

"Este dia `D´ de combate à dengue se repetirá na próxima sexta-feira (12), mas é importante que todas as pessoas façam o seu dia `D´ contra a dengue rotineiramente, de preferência a cada três ou quatro dias, já que 90% dos criadouros estão dentro dos quintais e das residências", disse o secretário da Saúde Gilberto Martin à Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de divulgação de notícias do governo estadual.

A Secretaria Estadual de Sáude do Paraná (Sesa) já contabilizou 973 casos da doença só neste ano. Desses, 803 são autóctones (adquiridos dentro do Estado) e outros 167 foram casos importados (adquiridos fora do Estado).

As ações foram concentradas na região leste da cidade de Londrina, no Jardim Marabá, onde 16 casos da doença foram confirmados pela Sesa. Índice de manifestação de 7,38%, acima do 1% recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Segundo à Agência Estadual de Notícias foram distribuídos materias informativos e em seguida foi realizado um mutirão por comércios e residências para destruir possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença.

"A vigilância da saúde prevê que a dengue pode trazer problemas para a população então a defesa civil se mobiliza nestes momentos. Esta trabalho também é voltado para o despertar cultural da população, que parece precisar de um reforço neste recado", disse o Tenente Pinheiro, da Defesa Civil, à Agência Estadual de Notícias.

Segundo levantamento da Sesa os municípios que apresentam o maior grau de infestação são Doutor Camargo (24,6%), Quatro Pontes (18,42%), Porecatu (18,37%), Nova aliança do Ivaí (16,95%), Sarandi (16,72%) e Mercedes (16,36%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]