Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estradas

Dia da Pátria começa com filas de carros nas rodovias

Feriado da Independência supera expectativas em 50%. Viagem a Santa Catarina chegou a durar mais de seis horas. No domingo, praças de pedágio terão aumento de efetivo

Movimento rumo ao litoral do PR: estimativa de 33 mil automóveis na praça do pedágio | Antônio Costa/Gazeta do Povo
Movimento rumo ao litoral do PR: estimativa de 33 mil automóveis na praça do pedágio (Foto: Antônio Costa/Gazeta do Povo)

O curitibano passou várias horas do feriado da Independência parado nas estradas que levam ao interior do estado, São Paulo e litoral do Paraná e Santa Catarina. Na BR-376, sentido litoral catarinense, o número de veículos e obras numa ponte causaram uma fila de 40 quilômetros. Até as 14 horas, para percorrer o trecho entre São José dos Pinhais e Garuva, na divisa com Santa Catarina, o motorista levava até 6 horas.

No trecho da BR-277 sentido Paranaguá, o previsto para ontem era um trânsito de 22 mil veículos descendo a Serra do Mar. O número foi ultrapassado antes das 14 horas até o fim do dia de ontem, 33 mil automóveis passaram pela praça de pedágio, número 50% acima do esperado.

Quem viajou para o interior do estado pela BR-277 também encontrou trânsito intenso, principalmente durante a manhã de ontem. Até as 14 horas, por exemplo, foram registrados 32 mil veículos, 4 mil a mais do que o esperado para o período. O trecho de maior lentidão foi entre Curitiba e o encontro da BR-277 com a BR-376, onde também aconteceram oito colisões traseiras, com apenas uma vítima em estado leve.

Retorno

O maior fluxo de retorno para a capital deve ocorrer entre 14 e 20 horas de domingo. Para atender esse fluxo, as concessionárias estão programando operações que garantam agilidade e segurança. A PR-407, que liga Pontal do Paraná à BR-277, terá sentido único em direção à BR, das 15h30 às 18h30, com possibilidades de extensão desse prazo. Na BR-376, o movimento intenso é esperado das 10 às 22 horas e durante esse tempo o efetivo, tanto nas praças de pedágio quanto na equipe de socorro, será 60% maior, acompanhando o aumento no fluxo.

Os trechos administrados pela concessionária Rodonorte também receberão reforços de pessoal, e todas as cabines de pedágio estarão abertas. Além disso, será realizada uma operação em que a cobrança da tarifa poderá ser feita ainda na fila, agilizando o atendimento e favorecendo a fluidez do tráfego.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.