Um dos maiores fenômenos da música gospel brasileira promete atrair uma platéia superior a 100 mil pessoas hoje à noite, no Expo Trade Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, durante o evento evangélico "Curitiba Diante do Trono". A banda mineira Diante do Trono se apresenta pela segunda vez na capital e lança o seu 9.º CD, Por Amor de Ti, Oh Brasil!.
A importância da apresentação pode ser medida pelos números que envolvem a organização. Um palco oval com 100 toneladas de ferro e oito telões gigantes de alta definição consumirão 720 quilowatts de energia. A estrutura foi montada por 150 carregadores na área externa do Expo Trade. Com 120 mil metros quadrados, há espaço para receber até 150 mil pessoas. Um coral com mil vozes, organizado pelo Núcleo de Comunhão Pastoral das Igrejas Evangélicas de Curitiba, também vai abrilhantar o evento. "É o maior show em estrutura aplicada que Curitiba já recebeu", afirma um dos coordenadores, Tiago Stachon. Outro convidado especial é o pastor Cláudio Freidson, da Igreja Rei dos Reis, de Buenos Aires (Argentina), que fará uma participação no show do grupo.
Além do espetáculo, haverá outros atrativos: tendas para oração e descanso, venda de produtos evangélicos e uma gigantesca praça de alimentação, de 6 mil metros quadrados, com lanchonetes e restaurantes. "É um encontro das famílias. A grande maioria será de jovens, mas também receberemos crianças de colo e senhores de idade", diz Freidson.
Com pouco mais de sete anos de estrada, a banda Diante do Trono costuma arrastar multidões por onde passa. Foi assim em Salvador (1,2 milhão de pessoas), Brasília (1,2 milhão) e São Paulo (2 milhões). Liderado pela vocalista Ana Paula Valadão, o grupo surgiu na Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Desde 1998 já lançou oito CDs e sete filmes em VHS com performances ao vivo três relançados em DVD. O último CD da banda, Esperança, gravado ao vivo em Salvador, vendeu cerca de 100 mil cópias.
A "ministração", como é designado o espetáculo pela própria banda, conta com a participação de 32 pessoas, entre cantores, músicos e bailarinos. Com músicas atuais e uma linguagem simples, a Diante do Trono é considerada uma banda eclética porque atrai um público bastante diverso, de várias idades e segmentos religiosos.
Por conta disso, caravanas de várias partes do estado e de todo o Brasil estarão em Pinhais para prestigiar o evento. "É incrível, mas tem caravana vindo, por exemplo, de Belém, que dá três dias de ônibus. Vem gente ainda de Goiânia, Salvador, Porto Alegre e Florianópolis", conta Stachon.
Parte dos recursos arrecadados com o show, que tem o apoio da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) e da Rádio 98 FM, será direcionada ao projeto Índia, uma casa de recuperação para meninas indianas vítimas da prostituição infantil, aprovada pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência).



