
Estilos musicais como rock, funk e axé são a trilha sonora do carnaval cristão. E não faltam foliões em pelo menos dois grandes eventos na cidade. Para os evangélicos, a Adoração Continental deve reunir cerca de 4.500 jovens, nos três dias de folia. A promessa da coordenação do evento foi proporcionar 102 horas com muito divertimento e adoração. As letras gospel impulsionam jovens a partir de 14 anos, que não poupam animação para pular, gritar, bater palmas e acompanhar as músicas. A programação eclética demonstra a mentalidade atual do jovem evangélico, na opinião do pastor e organizador do evento, Fabiano Gomes. Para ele, "é possível se divertir e se dedicar espiritualmente, de uma forma sadia, sem droga, bebida e cigarro."
Organizado pela Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, o evento - ocorrido em templo próximo ao Paraná Clube - conta com a participação de membros de igrejas de Brasília, Mato Grosso do Sul e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. O encontro de jovens no período do carnaval ocorre há cinco anos.
Na sua primeira experiência de carnaval evangélico, Adriano Antônio Lopes, 18 anos, se diz feliz em poder fazer parte do grupo. "Desde sábado, estou recebendo muitas bênçãos e muitas inspirações de Deus." Ele conta que até o ano passado morou na rua. Ficou órfão e, pelo período de um ano, a opção foi procurar nas esquinas o seu sustento, através de malabares, e o descanso, embaixo de pontes e bancos da cidade. "Mas nunca me desvirtuei." Hoje, Lopes tem casa e trabalho. "Quero montar uma ONG, para ajudar todas essas pessoas que encontrei na rua."
Renovação
O carnaval cristão, Gabaon, no Marumby Expo Center, comemora junto ao evento os 40 anos da Renovação Carismática Católica (RCC). Há 18 anos, a festividade intercala programação católica com bailes de carnaval. Para o coordenador do evento, Celso Sangali, 46 anos, "a participação dos jovens que buscam um carnaval diferente, mais espiritual, vem aumentando ano a ano." Ele conta que brasileiros, moradores nos Estados Unidos, ficam ligados on-line para participar do encontro a distância." A estimativa é de reunir, entre as atividades de sábado até terça, em torno de 20 mil pessoas.
Para o grupo de jovens da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Piraquara, essa é uma opção sadia. Maurício De Santi, 22 anos, lembra que "a comunidade sente falta desse tipo de animação." Ele participa há mais de quatro anos. O casal Marlete de Santos, 16 anos, estudante, e o marido Thiago Schovarts, 21 anos, operador de caixa, reiteram. "Aqui, nos embriagamos do Espírito Santo". Os amigos fazem parte de um grupo de mais dez pessoas, que dançam e cantam. "Nos sentimos renovados para começar o ano muito mais felizes e revigorados", lembra a estudante Ana Jaqueline Viera Santos, 19 anos.
Serviço: O Gabaon ocorre ainda hoje (20), a partir das 8 horas, no Marumby Expo Center, na Rua Presidente Wenceslau Braz, 1.046. Fone: (41) 8433-5831.



