Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ensino

Dilma lança novo Pronatec com meta de 12 milhões de matrículas

Segundo ela, serão 220 cursos técnicos contemplados na nova etapa do programa e 646 cursos de qualificação oferecidos gratuitamente por institutos federais pelos próximos quatro anos

Apesar do lançamento desta quarta-feira (18), a primeira etapa do Pronatec ainda não cumpriu completamente sua meta inicial | Divulgação/Roberto Stuckert Filho/PR
Apesar do lançamento desta quarta-feira (18), a primeira etapa do Pronatec ainda não cumpriu completamente sua meta inicial (Foto: Divulgação/Roberto Stuckert Filho/PR)

Uma das principais bandeiras de sua gestão, a presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira (18) a segunda etapa do Pronatec, programa de ensino técnico do governo federal, com uma meta de 12 milhões de matrículas a partir de 2015.

Segundo ela, serão 220 cursos técnicos contemplados na nova etapa do programa e 646 cursos de qualificação oferecidos gratuitamente por institutos federais pelos próximos quatro anos.

"Falamos em 12 milhões [de novas vagas] com a certeza de que esse número é viável. Porque nós demonstramos ao longo desse período e construímos nossa curva de aprendizado. Nós hoje sabemos como se faz, nós hoje podemos melhorar muito o Pronatec", disse a presidente em seu discurso.

A primeira etapa do Pronatec ainda não cumpriu completamente sua meta inicial. São, segundo números do governo atualizados até a semana passada, 7,4 milhões de matrículas realizadas desde o seu lançamento, em 2011. A meta atual é de 8 milhões de vagas, que serão, conforme promessa da presidente, alcançadas até o fim do ano.

O anúncio da segunda etapa do programa faz parte de um pacote do Palácio do Planalto de anúncios de aditivos a seus principais programas de governo. Estão previstos para as próximas semanas anúncios de novas etapas do Minha Casa, Minha Vida e do Ciência Sem Fronteiras.

A preocupação do governo em vitaminar suas principais marcas segue avaliação informal de que, às vésperas do anúncio oficial de sua candidatura, Dilma precisa "personalizar" sua gestão.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.