Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
educação

Dilma reconhece erro no Fies

Presidente afirma que foi um erro permitir que instituições ficassem responsáveis pela matrícula de alunos

Em uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff disse que foi um erro do governo deixar sob responsabilidade das faculdades particulares as matrículas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além desse problema, Dilma disse que o governo está corrigindo a distorção de que alunos que tiraram zero em Português conseguiam ter acesso à bolsa do governo.

“Vocês querem uma confissão de erro? O governo cometeu um erro no Fies. Passou para o setor privado o controle dos cursos. Isso não é culpa do setor privado. Em vez de você controlar as matrículas, quem controlava as matriculas era o setor privado, esse é um erro que cometemos, detectamos, voltamos atrás e estamos ajustando o programa. Agora (as matrículas) vão ter de passar pelo governo. Nos não aceitamos mais que uma pessoa que tirar zero em Português tenha direito a bolsa”, disse Dilma.

Perguntada se as alterações não vão comprometer o programa, que teve uma série de candidatos congestionando as faculdades em busca de solução, já que não conseguiam soluções no site do Fies, Dilma disse: “Esse que tem zero em português compromete o Brasil, se a gente não exigir das instituições que modifiquem”.

O governo federal limitará o acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e implementará um sistema unificado, similar ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu), no programa. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o critério para a distribuição das vagas entre as instituições será mais rigoroso e os auxílios continuarão sendo distribuídos de acordo com a nota dos cursos no Conceito Preliminar de Curso (CPC).

O MEC implementará um sistema unificado online, que seguirá os moldes do Sisu e do Programa Universidade para todos (ProUni), para realizar a concessão do benefício. O novo formato entrará em vigor em junho deste ano. A partir de agora, por exemplo, apenas alunos que tiverem pelo menos 450 pontos no Enem e não tiverem zerado a redação poderão ingressar no programa de financiamento.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.