
Rio de Janeiro - Uma das exposições mais curiosas do Rio de Janeiro agora também está acessível pela internet: ela ficou conhecida como a primeira mostra virtual e em terceira dimensão de dinossauros e outros animais pré-históricos do Brasil. A iniciativa é do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que colocou o site no ar na semana passada.
"Não é mais suficiente apenas mostrar na internet um grupo de imagens ou vídeos. Hoje, as pessoas querem interagir. O programa permite que o visitante percorra as salas do museu como se estivesse num videogame e veja as peças modeladas tridimensionalmente. É feito com uma tecnologia familiar aos mais novos e que visa à difusão de um conhecimento que nem sempre está disponível a todos", diz o diretor da unidade, Sérgio Azevedo.
No site, o museu tem a arquitetura original do prédio que fica na Quinta da Boa Vista (zona norte), mas as 12 salas que podem ser visitadas on-line não têm a mesma disposição das salas originais. Por enquanto, o internauta pode ver 23 peças, entre vértebras, crânios e modelos inteiros de dinossauros, tartarugas e jacarés da pré-história. Ao clicar em um dos objetos, é possível saber um pouco sobre a história, a alimentação, o habitat e a etimologia do animal. Uma lista de indicações bibliográficas também está disponível para os pesquisadores e cientistas. A ideia do diretor é aumentar gradativamente a coleção virtual.
As peças, segundo ele, foram escolhidas para complementar o que fica habitualmente exposto no museu. Só na área de vertebrados no setor de Paleontologia há mais de 12 mil peças. O programa, coordenado por Azevedo, foi desenvolvido como projeto de doutorado do paleontólogo Pedro Romano e de mestrado do design gráfico Marcos Monnerat.
"Nós fotografamos as imagens em vários ângulos e as passamos para um software em 3D. As peças foram escolhidas avaliando-se critérios de interesse pessoal nosso e interesse geral. Os dinossauros têm apelo público e também científico, já que temos fósseis e partes muito sensíveis e que não podem ser observadas ao vivo com facilidade, nem manuseadas", explicou Romano.
O lançamento do site é parte da programação do 2.º Congresso Internacional de Arte Paleontológica que acontece no museu. Esta exposição é permanente.
* * *
Serviço
O museu fica aberto de terça a domingo das 10 às 16 horas. Ingresso R$ 3. Endereço: Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, Rio de Janeiro. O site é www.dinosvirtuais.museunacional.ufrj.br.



