• Carregando...

Pouco antes da queda da aeronave de pequeno porte próximo à pista de um resort em Trancoso (BA), na noite de sexta-feira (22), o piloto da aeronave Jorge Lang Filho, de 56 anos, chegou a pedir autorização para a torre de controle para pousar o avião.

O diretor do aeroporto, Orlando Martinez, afirmou que as condições do tempo eram consideradas normais. "As condições eram totalmente operacionais, visuais, com balizamento na pista e controle de aproximação visual e luminoso", disse.

Segundo Martinez, não há pistas do que pode ter provocado o acidente. "O próprio comandante, por rádio, nos comunicou que tinha visão da pista. Não temos explicação", afirmou.

O avião caiu e explodiu, por volta de 21h, perto da cabeceira da pista de pouso em Trancoso. O avião havia decolado decolou de São Paulo às 18h30.

As causas do acidente serão investigadas pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa). As equipes que vão colaborar na investigação chegam à região do acidente na tarde deste sábado.

Desde o início da manhã, peritos trabalham na remoção dos corpos dos destroços do avião. Os corpos serão encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica de Porto Seguro para identificação preliminar e, depois, para o órgão em Salvador, onde serão submetidos a exames de DNA e análise de arcada dentária.

Segundo os bombeiros, ainda não é possível dizer o número exato de mortos. Os bombeiros estimam um número de vítimas entre 11 e 15 pessoas - neste último caso, 11 adultos e quatro crianças. Não há informações sobre mortos ou feridos em terra. Equipes do Corpo de Bombeiros permaneceram no local durante toda a madrugada e colaboram na remoção dos corpos das vítimas.

Investigações

O tenente-coronel aviador João Bieniek, integrante da equipe que vai investigar as causas do acidente, afirmou que a retirada dos corpos não prejudica o trabalho da Aeronáutica. De acordo com Bieniek, os técnicos do Seripe devem chegar ao local somente na tarde deste sábado.

"Nosso objetivo é fazer uma investigação para fins de prevenção. Provavelmente, haverá também uma investigação paralela da polícia para fins penais", afirmou Bieniek.

Empresário

A aeronave de prefixo PR-MOZ, pertencia ao empresário Roger Wright, proprietário da empresa Arsenal Investimentos e ex-diretor do Banco Garantia. As primeiras informações são a de que ele, a mulher, Lucilia Lins, e os dois filhos estavam a bordo do avião.

De acordo com a Aeronáutica, a aeronave havia acabado de passar pela inspeção anual de manutenção.

A primeira mulher de Roger Wright morreu no acidente com o Fokker 100 da Tam, no ano de 1996. Barbara Cecilia Luchsinger Wright estava entre os passageiros do voo 402, que caiu minutos após a decolagem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Noventa passageiros, seis tripulantes e três pessoas em terra morreram após a queda sobre casas no Bairro do Jabaquara, Zona Sul da capital paulista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]