Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pedágio

Diretor do Dnit fala em incendiar praças

Para Pagot, queimar pode ser a solução | Agência Brasil
Para Pagot, queimar pode ser a solução (Foto: Agência Brasil)

O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, falou em uma reunião com prefeitos em Cascavel, no Oeste do Paraná, que a melhor maneira para conseguir obras das concessionárias de estradas pode ser queimar praças de pedágio.

A declaração foi feita na sexta-feira passada, dia 27, em reunião na Associação de Municípios do Oeste do Paraná (Amop). Pagot, que é a segunda mais importante autoridade do Ministério dos Transportes, falava sobre a dificuldade dos moradores da região em conseguir a duplicação da BR-277 no trecho entre Cascavel e Medianeira – uma antiga reivindicação da população.

O diretor afirmou então que os indígenas, quando querem ser ouvidos pelo governo federal, fazem protestos e acabam muitas vezes sendo atendidos. Nesse ponto, Pagot afirmou que o jeito poderia ser pedir a troca da empresa de pedágio. Ou, então, partir para atitudes mais radicias. "Ou então tem que queimar praça de pedágio", disse aos prefeitos.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do Dnit afirmou que Pagot não iria se pronunciar sobre o tema. A assessoria afirmou que as declarações do diretor-geral estavam dentro de um contexto e que não podiam ser entendidas isoladamente. A fala seria uma espécie de ironia de Pagot, tendo em vista a dificuldade da população em obter as obras que considera necessárias.

Para a direção da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) no Paraná, porém, a declaração representa uma incitação à desobediência civil. "Ficamos chocados e indignados com uma declaração deste tipo por parte de uma autoridade", afirmou João Chiminazzo Neto, diretor da ABCR no estado.

Colaborou Katia Brembatti.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.