
A chacina que terminou na morte de seis pessoas no bairro Xaxim, em Curitiba, na semana passada foi motivada por uma dívida de dez gramas de crack, anunciou a Delegacia de Homicídios na tarde desta terça-feira (14). Essa quantidade da droga vale aproximadamente R$ 400 quando comercializadas aos usuários.
As vítimas, mortas na última terça-feira (7), estavam em uma residência utilizada como mocó, na Rua Deputado Benedito Lúcio Machado, e, por volta das 23h50, teriam sido surpreendidas por quatro homens encapuzados. Pelo menos duas armas diferentes foram utilizadas no crime pistolas calibre 9mm e .380. A polícia diz acreditar que revólveres - que não ejetam cápsulas - também foram usados.
Morreram na chacina Marcos Roberto Barbosa, de 35 anos, Rafael Starium Machado, 24, Valdir Fagundes Pereira, 47, Celso Juliano dos Reis, 33, e Elizabete do Rocio Plahinsce da Silva, 43, e Jefesson Godoi Bueno, 35.
De acordo com o delegado Hamilton da Paz, titular da Delegacia de Homicídios, traficantes do "Comando Jardim Esmeralda", que domina o tráfico de drogas na região, queriam se vingar de uma das vítimas, que estaria devendo. Os outros morreram por estarem juntos. "Se tivesse 20, ele matavam os 20", disse James Willian Pereira, preso na segunda-feira (13), que nega ter efetuado disparos.
Além de Pereira, a polícia também prendeu Robert Michel Barreto de Oliveira, 19. Os dois dizem ter participado do crime apenas dando cobertura para a fuga. Mesmo assim, Paz afirma que eles responderão por homicídio e formação de quadrilha. Outros quatro autores são procurados (veja as fotos e os nomes de dois deles nesta página) - entre ele, Bruno José Stive, 22 anos, apontado como o mandante do crime.
"Cada um ganharia R$ 1,5 mil de Bruno para cometer o crime. Mais que cobrar a dívida, Bruno queria impor a disciplina no comércio das drogas na região", explicou o delegado Paz em entrevista coletiva.
Comando do marketing
No entendimento da Delegacia de Homicídios, a formação do Comando Jardim Esmeralda foi uma jogada de marketing do crime para amedrontar os que não são parte do bando. Segundo os dois acusados, a quadrilha surgiu de um grupo de amigos que jogava futebol em uma praça.
Quem tiver mais informações a respeito do Comando Jardim Esmeralda pode fazer contato com a Delegacia de Homicídios pelo telefone (41) 3262-1837. A Polícia Civil garante o anonimato do informante.





