
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou, na terça-feira (17), no Diário Oficial da União, o edital de licitação para as obras de recuperação da BR-376, trecho do Contorno Sul, que fica na Cidade Industrial de Curitiba.
De acordo com o DNIT, as obras vão reparar uma extensão de 9,66 quilômetros do Contorno Sul, entre os quilômetros 587,6 e 597,2, na pista de sentido sul, ou seja, que vai de Campo Comprido a São José dos Pinhais.
As obras serão feitas durante o dia e uma das pistas estará sempre bloqueada, o que deve gerar congestionamentos. O DNIT informa que haverá pequenos desvios, com sinalização para orientar o trânsito.
O prazo previsto para a realização da reforma é de 360 dias, a partir de agosto ou setembro deste ano. O início da reparação, no entanto, poderá ser adiado caso alguma empresa que tenha sido recusada no processo de licitação entre com um recurso.
As obras incluem reparação do pavimento, recomposição da drenagem e sinalização da rodovia. O trecho a ser reformado possui cinco quilômetros de concreto com defeito, dois quilômetros de concreto considerado em bom estado e dois quilômetros de asfalto comum danificado, segundo o DNIT.
A obra prevê a retirada de todo o pavimento no trecho de cinco quilômetros de concreto, que é considerado o mais crítico. Conforme previsto no projeto, serão instalados drenos profundos para retirar a umidade e o trecho será refeito e nivelado.
Nos dois quilômetros de concreto em bom estado, não serão feitos remendos profundos, mas as juntas entre as placas de concreto serão trocadas e seladas. Na parte de asfalto, a previsão é que todo o pavimento seja substituído.
Escolha da empresa
A empresa que fará as obras será escolhida no próximo dia 27, pelo pregão eletrônico.
Empresas previamente cadastradas poderão mandar seus lances a partir das 10 horas de sexta-feira (27), tudo via internet. A obra está orçada no valor de R$ 8.627.989,44 e a companhia que der o menor lance para executar o trabalho ganha a licitação.
O Edital 0294/12-09 está disponível para consulta no site do DNIT, na área de licitações das superintendências.



