Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Banco de sangue

Doações de sangue diminuem no final do ano

Época de viagens faz com que estoque dos bancos de sangue fiquem abaixo do necessário, o que compromete os procedimentos

Na época dos feriados de final de ano, a preocupação de médicos e responsáveis pelos bancos de sangue é sobre a queda no número de doadores. Como muita gente viaja, os estoques não são repostos e a necessidade é, muitas vezes, maior, em razão do aumento do número de acidentes, além de transfusões e cirurgias agendadas.

A enfermeira do Biobanco do Hospital das Clínicas, Juliane Salszbrun conta que entre os feriados de Natal e Ano Novo, o número de doadores diminui até 50%. "A média de doadores é de até 40 pessoas por dia, mas em alguns dias a taxa cai pela metade. Isso prejudica bastante quem está internado", comentou em entrevista ao telejornal ParanáTV da RPCTV.

A enfermeira lembra que ser um doador de sangue é fácil. Basta ter mais de 18 anos, estar bem alimentado, em boas condições de saúde e levar um documento de identificação quando for fazer a colheita do sangue. Para quem tem interesse, o telefone do banco de sangue de Curitiba é (41) 3360-1875.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.