• Carregando...
Além de roupas, Provopar recebeu 20 toneladas de alimentos | Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo
Além de roupas, Provopar recebeu 20 toneladas de alimentos| Foto: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo

Enxurradas

Santa Catarina tem 42 municípios atingidos; dois em estado de calamidade

A Defesa Civil de Santa Catarina atualizou para 42 o número de municípios atingidos pelas chuvas do último fim de semana, principalmente na região norte do estado. Mesmo com o tempo estável, o número aumenta conforme os relatórios de danos chegam à secretaria. Desses municípios, 30 decretaram situação de emergência e dois continuam em estado de calamidade pública (Guaramirim e Rio Negrinho). Com os dados atualizados, também sobe a estimativa de catarinenses afetados pelas enchentes. Pelos números da Defesa Civil, mais de 130 mil pessoas foram atingidas pelas enxurradas. Desalojados, na maioria, e desabrigados, passam de 20 mil. Só em Guaramirim, 19 mil pessoas tiveram que sair de suas casas.

O paranaense está ainda mais solidário. Ontem dobrou o número de doações feitas aos atingidos pelas chuvas dos últimos dias – quase 565 mil, de acordo com boletim da Defesa Civil. Só de alimentos, segundo o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), foram cerca de 20 mil toneladas, que já começaram a ser distribuídas a 24 municípios em estado de alerta. A entrega é feita conforme a necessidade de cada local, diagnosticada pela Defesa Civil.

Além da comida, a organização distribuiu 21.760 cobertores, 28.320 roupas (masculino, feminino e infantil), 2.820 fraldas, 206 colchões, 781 kits cama (colchão, cobertor e roupa de cama), 8.928 aperitivos para crianças, 100 latas de leite, 860 litros de leite e 40 kits cozinha/lavanderia (panela de pressão, baldes, bacias, talhares, pratos, rodo e balde).

"O número de doações será maior. Ainda não contabilizamos tudo", disse a diretora social do Provopar, Silvana Aichinger. Os donativos foram feitos, principalmente, por empresários e cidadãos que mobilizam suas famílias.

Os atendidos

Os municípios que receberam as doações foram Bituruna, Campo Bonito, Campo Largo, Cantagalo, Capitão Leônidas Marques, Cruz Machado, Curitiba (bairros CIC e Cajuru), Diamante do Sul, General Carneiro, Go­doy Moreira, Goioerê, Gua­rapuava, Irati, Mallet, Porto Amazonas, Quedas do Iguaçu, Rebouças, Rio Bonito do Iguaçu, Rio Negro, Santa Lúcia, São João do Ivaí, São João do triunfo, São Mateus do Sul e União da Vitória.

Em Curitiba

A Fundação de Ação So­cial (FAS) também começou a distribuir as doações recebidas. Desde sábado, já foram entregues 2.394 cestas básicas, 600 quilos de alimentos a granel e 1.500 cobertores aos moradores dos bairros afetados pela chuva: Cidade Industrial de Curitiba (CIC), Pinheirinho, Cajuru e Boqueirão. O órgão também recebeu 10 mil peças de roupas.

Para doar é só procurar a sede do Provopar, na Rua Sergipe, 1.712, no bairro Guaíra. Também nas unidades da FAS e dos Cras. Veja os endereços em http://goo.gl/xRWjHP. Faça doações também pelo Disk Solidariedade 156 (basta ligar, informar os produtos que serão doados e combinar uma data de entrega).

Simepar prevê frente fria e chuvas fracas

Uma nova frente fria chega ao Paraná nos próximos dias, aponta o Instituto Simepar. Apesar de o volume ser menor do que o registrado na semana passada, as defesas civis municipais devem ficar de alerta, já que o nível de água dos rios – principalmente de Guarapuava e União da Vitória – continua elevado. "Estamos monitorando e tomando ações de precauções", afirmou o capitão Eduardo Gomes Pinheiro, da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná.

A previsão é de que a chuva inicie amanhã à noite e continue até sábado à noite, com nível médio de 30 milímetros por dia. Já a temperatura deve variar entre 12ºC e 18ºC, de acordo com cada região. O órgão ainda ressalta que há risco de vendaval na região Oeste do estado. O clima, afirma o Simepar, só ficará ameno – com clima seco e quente – depois de domingo.

As chuvas dos últimos dias provocaram alagamento, deslizamentos, enxurradas e inundações em diversos municípios do Paraná. Entre eles, Ivaí, Iguaçu, Jordão, Rio das Mortes, Pinhão, Rio dos Patos e São João.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]