Dois homens colombianos foram sequestrados na sexta-feira (13) e um deles mantido refém em um prédio comercial por mais de 12 horas no centro de São Bernardo do Campo, em São Paulo. As vítimas, que vivem na capital paulista, foram a São Bernardo para negociar um carro, por indicação de um conhecido.
Quando chegaram ao município, foram rendidos por dois homens armados. Uma das vítimas, de 28 anos, conseguiu fugir. O homem, que preferiu não ser identificado, correu e acenou para um ônibus na estrada, pedindo socorro. A vítima explicou a situação e foi levada para a delegacia.
O outro colombiano, Edwin Rico Lopez, de 30 anos, foi levado para o último andar de um prédio comercial, onde sofreu violência e ameaças. De acordo com a Polícia Civil, os sequestradores usaram algemas e fitas. "Me bateram na cabeça com pistola, na cara, no corpo, em tudo. Eles só falavam em dinheiro. Falaram que eu ia morrer". Os sequestradores pediam R$ 15 mil.
Sob proteção da Polícia Civil, o homem que pediu socorro foi até o local indicado para o pagamento do resgate, onde encontrou o conhecido que havia indicado a negociação do carro. Frank Steve Marin Parra, de 27 anos, que planejou o sequestro, foi detido. Ele apontou o local do cativeiro e a polícia resgatou Rico López. O suspeito explicou que participou do sequestro porque tinha dívidas com agiotas.
Vendedor de roupa, Edwin mora na capital paulista há sete meses e nunca tinham sofrido esse tipo de violência. O companheiro, que tem a mesma profissão, já está aqui há três anos e também experimentou a violência pela primeira vez. "Fiquei muito assustado, achava que não ia sair dali", lamenta Edwin.



