Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Lazer

Dois filhotes de onça-pintada viram atração no zoológico de Curitiba

As oncinhas, nascidas há 20 dias, já podem ser vistas; é a segunda cria que angélica e apolo têm em um ano

Audrey Tautou e Tom Hanks em cena de "O Código da Vinci" | Divulgação/Sony Pictures Entertainment
Audrey Tautou e Tom Hanks em cena de "O Código da Vinci" (Foto: Divulgação/Sony Pictures Entertainment)

Com apenas 20 dias de vida, dois filhotes de onça- pintada são a nova atração do zoológico de Curitiba. Embora as oncinhas já possam ser observadas pelos visitantes, é preciso paciência para conseguir ver os bichinhos. Nascidos no dia 24 de março, os dois ainda passam a maior parte do tempo em um canto da jaula, protegidos pela mãe. Os veterinários ainda nem sabem o sexo dos filhotes, já que até agora não foi possível uma aproximação. "Evitamos qualquer contato com as oncinhas porque se pegarmos nelas a mãe pode sentir o cheiro e acabar rejeitando", explica a veterinária Oneida Lacerda, responsável pelos mamíferos do zoológico.

Esta é a segunda vez que a onça Angélica tem uma cria no zoológico. A primeira aconteceu em setembro do ano passado, mas na ocasião nasceu apenas um filhote que, após ter sido rejeitado pela mãe, acabou morrendo. De acordo com a veterinária, a cada gestação, que dura em média cem dias, nascem de 1 a 4 filhotes. Oneida explica que na natureza os filhotes demoram até dois meses para deixar a toca. "Não sabemos qual vai ser o comportamento em cativeiro, mas é provável que eles continuem escondidos por esse tempo", afirma.

Um filhote de onça pesa em média 800 gramas e nos três primeiros meses de vida se alimenta apenas do leite materno. Uma onça adulta come cerca de 2 quilos de carne diariamente. A veterinária conta que agora, durante o período de amamentação, Angélica terá a alimentação reforçada com cálcio e outros nutrientes.

Não se sabe a idade exata da onça Angélica. Ela e o macho, chamado Apolo, foram apreendidos no Mato Grosso e trazidos para o zoológico no ano passado. "Sabemos que eles estavam em cativeiro juntos há 14 anos, mas pelo que contou o antigo dono nunca haviam se reproduzido. Acreditamos que a mudança de hábitat e a convivência próxima com outros felinos tenha facilitado o cruzamento", conta.

A onça-pintada é um animal ameaçado de extinção. Ela pode ser encontrada nos Estados Unidos, América Central e América Latina.

Leões

Em outubro passado, nasceram no zoológico de Curitiba três filhotes de leão, duas fêmeas e um macho. Os nomes dos leõezinhos foram escolhidos pela população. As duas fêmeas foram batizadas de Nala e Leona e o macho recebeu o nome de Léo.

Serviço: o horário de funcionamento do zoológico é de terça-feira a domingo, das 8h30 às 17 horas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.