Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Esclarecimento

Dona da marca Sundown se prepara para negociar ações

A marca Sundown foi vendida em 1999 para sua atual gestora, a empresa Brasil&Movimento. Desde então, a fabricante de bicicletas e motos está instalada no Pólo Industrial de Manaus (AM) e tem sua estrutura administrativa em Barueri (interior de São Paulo). No início desse mês, a Brasil&Movimento recebeu autorização da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) para negociar parte do seu capital social no mercado acionário. A oferta primária de ações, no entanto, foi adiada por conta das turbulências enfrentadas pelo mercado financeiro nas últimas semanas.

Em nota, a B&M explica que, apesar de ser detentora das marcas Sundown Bike, Motos e Fitness, não tem nenhum vínculo com a operação "Pôr-do-Sol". Segundo a assessoria de imprensa da companhia, os atuais acionistas da empresa são o Fundo de Investimentos e Participações Tophill e a Airumã Investimento e Participações. É a parcela da Tophill – 74,99% do total – que a empresa pretende oferecer ao mercado. Os planos da empresa para os recursos captados no mercado incluem a ampliação da sua unidade fabril e o reforço do seu capital de giro.

Por meio da sua assessoria de imprensa, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que regula o mercado de ações no Brasil, informou que, por enquanto, não há motivo para se posicionar e que a ação da Polícia Federal e a prisão dos antigos proprietários da marca não deve mudar a decisão da comissão em relação à negociação na Bovespa. Ainda de acordo com a assessoria, a CVM deve aguardar o desenrolar das investigações e, se for necessário, rever a decisão.

A marca Sundown de bicicletas já esteve associada a investigações criminais no passado. Em 1997, a sua então fabricante teve 50 contêineres apreendidos pela Receita Federal no Porto de Paranaguá. A carga tinha valor avaliado em US$ 3 milhões.

A Brasil&Movimento foi criada em 1993 sob a denominação CR da Amazônia Indústria de Bicicletas Ltda. Em 1998, com a entrada da curitibana SWN Participações no negócio, passou a se chamar Companhia Brasileira de Bicicletas. Só no ano passado a empresa recebeu a atual denominação. Atualmente a SWN detém 100% das ações do Fundo de Investimento em Participações Tophill, acionista majoritário da empresa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.