O uso de drogas afastou 1.640 trabalhadores das funções em empresas privadas na capital paranaense em 2007, segundo dados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). O levantamento faz parte da campanha anti-drogas lançada nesta quarta-feira (27) pela Associação Comercial do Paraná (ACP). Denominada "perdeu", a campanha visa divulgar pontos de apoio e de tratamento ao usuário de drogas, seus familiares e amigos.
Os locais são as unidades básicas de saúde, centros municipais de urgências médicas e os centros de atenção psicossocial (CAPS), mantidos por órgãos municipais e estaduais. A relação destes pontos está disponível no site www.perdeu.org.br criado para a campanha.
"O objetivo é conscientizar e orientar aos cidadãos sobre as consequências do uso de drogas e de como buscar ajuda. Perdeu é um apelo emocional forte, pois toda pessoa envolvida com drogas e as que se relacionam com ela perdem algo, de natureza material, psicológico ou espiritual", explicou Avani Slomp Rodrigues, presidente da ACP, segundo a assessoria de imprensa.
Em 1º de junho, começarão a ser veiculadas peças publicitárias para sensibilizar aqueles que conhecem algum usuário de drogas e que queiram ajudá-lo a sair do problema e não sabem como. A partir desta data também estará disponível o telefone (41) 3363-7820 para informações. No site já estão disponíveis o vídeo da campanha e informações sobre os efeitos de várias drogas entre elas a maconha, crack, LSD, cocaína, ecstasy e o álcool.
"O programa a que esta campanha faz parte inclui diversas ações preventivas e a conscientização da sociedade sobre a importância de levar as pessoas a buscar ajuda especializada para evitar as perdas causadas pelo uso de drogas", disse Marilda Précoma, é vice-presidente da ACP e responsável pela estruturação da campanha.



