• Carregando...
 | Brunno Covello/Gazeta do Povo
| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

Combates e desafios entre robôs acontecem durante todo este sábado (25) no 1º Salão de Robótica de Curitiba. O evento é promovido pelo CESAR, centro privado de inovação que cria produtos, serviços e empresas com Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), e instituições de ensino superior. O salão é aberto ao público e reune alunos e curiosos por tecnologia no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Durante o salão de robótica, equipes de jovens estudantes de várias regiões do Paraná disputam a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) em busca de uma vaga na competição nacional. Um dos competidores é a escola de educação tecnológica Eductec, que veio de Londrina, na região norte do estado, e enfrentará outras seis equipes na disputa. “É a nossa segunda participação na OBR, evento muito esperado entre os alunos da escola”, comenta Danilo Wille, um dos tutores da Eductec. Ele explica que seus alunos iniciam nos conhecimentos de robótica a partir dos 4 anos. Entre os participantes da OBR, a idade dos alunos varia entre 9 e 15 anos.

Além da etapa estadual da OBR, o evento também conta com guerras entre robôs e workshops ministrados por especialistas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). De acordo com o gerente de negócios do CESAR e coordenador-geral do salão de robótica, Claudio Navarro, o principal objetivo do salão é integrar as principais academias de tecnologia da região, reunindo professores, alunos e curiosos para estimular a imaginação e popularizar a robótica. “Queremos mostrar o que vem sendo feito na área para aumentar a quantidade de pessoas que se dedicam à tecnologia e aos estudos do tema”, esclarece.

O 1.º Salão de Robótica acontece no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR, na Rua Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 1.225, até as 17 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]