• Carregando...
Lula sobrevoa Santa Catarina para ver o estado de calamidade. | Ricardo Stuckert / Secom
Lula sobrevoa Santa Catarina para ver o estado de calamidade.| Foto: Ricardo Stuckert / Secom

Paraná arrecada doações para desabrigados em Santa Catarina

O Paraná começou, na segunda-feira (24), uma campanha para arrecadação de alimentos, roupas e cobertores, que serão enviados para famílias que perderam suas casas em Santa Catarina. A chuva que caiu nos últimos dias provocou alagamentos e deslizamentos de terra em vários municípios do estado.As doações pessoais podem ser feitas nos quartéis do Corpo de Bombeiros e para as doações de grande porte deve-se entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.

Leia a matéria completa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu uma coletiva na tarde desta quarta-feira (26) no aeroporto de Navegantes, em Santa Catarina, após sobrevoar a região afetada pela chuva no últimos dias. "É a pior calamidade ambiental que já enfrentamos", afirmou. Ele retornou a Brasília por volta das 17h15.

O presidente sobrevoou as cidades de Itajaí, Luiz Alves e Navegantes. "Sou de uma região em que as pessoas passam mais da metade do ano pedindo para que chova. Em Santa Catarina, temos que pedir a Deus para parar de chover."

Lula assinou, nesta quarta, uma medida provisória liberando R$ 1,6 bilhão para ajudar na recuperação de estradas, casas e para ações da Defesa Civil e das Forças Armadas. O dinheiro será usado para ajudar não só Santa Catarina, mas também outros estados que venham a sofrer com as fortes chuvas previstas para o verão.

"É a maior tragédia que aconteceu no Brasil em termos de enchente. Eu já tive que acordar com água embaixo do colchão, ajudar família. O momento é para darmos as mãos e ajudar Santa Catarina a voltar a ser o estado que sempre foi."

O presidente estava acompanhado dos ministros Franklin Martins, Nelson Jobim e Edison Lobão, além do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira.

"No Brasil, a Defesa Civil de cada estado está se preparando cada vez mais para enfrentar este tipo de problema. Da parte do Governo Federal não faltará recursos não que a situação retorne a normalidade", disse.

Sobrevôo

"O que mais me impressionou foi ouvir do governador que a água baixou. Agora, temos usar recursos e inteligência humana para resolver os problemas. Só via nuvem em cima e água em baixo", disse Lula.

Você sofreu algum problema com as chuvas de Santa Catarina ou tem algum parente ilhado? Conte abaixo sua história

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]