São Paulo - Uma noite bem dormida depende de fatores relacionados à rotina durante o dia. Para aprender a dormir corretamente, é feita a higiene do sono, uma reorganização dos rituais da noite e a associação da cama com o prazer. O processo é mais comum entre bebês, que precisam aprender a dormir.
O primeiro passo para o aprendizado, segundo o pediatra Gustavo Moreira, do Instituto do Sono, é estabelecer um horário para dormir. "Como os pais trabalham até tarde, a criança costuma esperar para dar boa noite. É preciso que fiquem atentos à quantidade de horas que a criança dorme." O horário estabelecido deve ser respeitado aos fins de semana.
A higiene do sono também ajuda a corrigir distúrbios, como terrores noturnos, apneia e sonambulismo. Os resultados, segundo o neuropediatra Paulo Breinis, surgem após dois meses de tratamento. "A mudança é demorada, pois mexe com toda a estrutura da família. Todos precisam se adaptar às mudanças", afirma.
Os bebês, que não têm um sono contínuo, devem ser ensinados pelos pais a dormir. Isso deve ser feito até os 6 anos. Se não aprenderem até essa idade, as crianças terão dificuldade para pegar no sono e manterão a rotina noturna de acordar a cada duas horas. Na adolescência, a falta de limites prejudica o rendimento escolar e provoca irritação e agressividade.
Prazer
Para os adolescentes, a cama deve estar associada ao prazer. Nada de televisão ou computador antes de dormir. Deve ser abolido o hábito de comer ou estudar apoiado ao travesseiro. "É preciso que tenham vontade de dormir. Não deve estar associado a obrigações", diz o biólogo do sono Marco Túlio de Mello, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
* * *
Nana neném
Confira algumas dicas para ensinar as crianças e os adolescentes a dormir:
Crianças
- Estabeleça um horário para dormir, que deve ser respeitado também nos fins de semana.
- Crie uma rotina para todo o dia da criança, do momento em que acorda até quando vai dormir.
- Faça a criança exercer atividades ao ar livre pela manhã e à tarde. O contato com o sol é importante para diferenciar o dia da noite.
- À noite, diminua o ritmo, oferecendo atividades mais tranquilas às crianças.
- Retire do quarto tudo o que interfere no sono, como computadores e televisão. O quarto deve ser um ambiente escuro à noite.
- O ambiente ao redor do quarto deve ser silencioso.
- Equilibre o horário de dormir com a hora de acordar. As crianças e os adolescentes devem dormir em média oito horas por noite.
- Os pais devem ter mais contato com a criança durante o dia, evitando a agitação quando chegam do trabalho à noite.
Adolescentes
- É preciso impor limites com relação às atividades noturnas.
- Festas à noite durante a semana e em período escolar devem ser proibidas.
- A cama deve estar associada ao prazer. Usar o espaço para estudar ou comer associam o período noturno com a obrigação. Discussões antes de dormir também devem ser evitadas.



