
O Edifício Center Everest, na Rua Comendador Araújo, no Centro de Curitiba, foi liberado nesta sexta-feira (2), por volta das 13 horas. O prédio comercial havia sido evacuado preventivamente durante a manhã, por volta das 10h40, por causa de rachaduras em uma das lajes.
Funcionários do Edifício Center Everest afirmaram que as rachaduras teriam sido ocasionadas por uma obra no 15º andar, mas a administração do condomínio não confirmou o fato. O prédio tem 20 andares.
Engenheiros da Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) estiveram no local e vistoriaram o Center Everest. Após a fiscalização, ocorreu a liberação do edifício.
De acordo com a prefeitura de Curitiba, engenheiros da Cosedi que estiveram no local constataram que não havia risco de desabamento. Mesmo assim, um engenheiro terá que ser contratado pelos responsáveis pelo edifício para apresentar um laudo técnico sobre as fissuras em alvenaria que foram encontradas na estrutura do local.
Segundo o coronel Luiz Henrique Pombo, Chefe do Estado Maior Corpo de Bombeiros, várias paredes centrais foram retiradas do 15º andar, o que isso gerou acomodação da laje superior. A obra provocou rachaduras centrais no 16º andar.
Também foram encontradas rachaduras no 5º andar, mas de acordo com Pombo, elas teriam sido causadas por conta de uma obra menor em um banheiro. O 15º andar ainda passaria por vistorias complementares antes de ser liberado. A obra não estava sendo feita de forma irregular.
Parte dos funcionários dos escritórios já havia retornado às atividades, por volta das 13h30. Outros foram liberados do trabalho nesta tarde. As lojas do térreo e da Rua 24 horas reabriram nesta tarde.
O trânsito na Rua Comendador Araújo foi liberado por volta das 13 horas.
Confira no mapa a localização do prédio



