Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
"Não vai à escola e quer ser jogador de futebol"

Editora alemã se retrata após família brasileira denunciar xenofobia em livro didático

editora alemã, xenofobia, brasileiro, escola, livro, escola
A Embaixada do Brasil em Berlim emitiu uma nota oficial repudiando o ocorrido (Foto: Reprodução redes sociais)

Ouça este conteúdo

A editora alemã Mildenberger Verlag emitiu uma nota, nas redes sociais, se retratando após uma família brasileira que vive em Berlim denunciar conteúdo xenofóbico presente em um livro didático usado em uma escola local.

O caso viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira (13). No mesmo dia, a editora publicou a retratação.

O conteúdo denunciado pela família faz parte do livro didático “ABC dos Animais”. Em um trecho do material, um menino chamado Marco, que vive no Rio de Janeiro, é descrito como alguém que “não vai à escola, busca restos de comida no lixo de manhã e quer ser jogador de futebol”.

VEJA TAMBÉM:

A representação fez com que a criança brasileira virasse alvo de chacota dos colegas de classe. O ocorrido gerou revolta entre os pais dos alunos e a comunidade brasileira na Alemanha.

Ao se manifestar sobre o ocorrido, a editora informou que o conteúdo do livro será revisado. “Nunca foi nossa intenção reforçar estereótipos negativos ou transmitir uma representação unilateral”, disse a editora em uma publicação no Instagram.

“Lamentamos que isto ainda tenha acontecido. Gostaríamos de pedir sinceras desculpas à comunidade brasileira e a todos os leitores afetados. Nosso objetivo é capacitar as crianças na sua abertura e respeito por um mundo diversificado e culturas diferentes”, diz outro trecho da nota.

Embaixada do Brasil em Berlim emitiu nota de repúdio

Também na quinta-feira, a Embaixada do Brasil em Berlim emitiu uma nota oficial repudiando o ocorrido.

“Para além da dificuldade em entender como um texto dessa natureza possa ter a pretensão de ser didático, preocupa, o impacto em crianças de sua exposição a estereótipos e preconceitos sobre outros países”, diz um trecho da nota.

Na mesma nota, a Embaixada ressaltou o reconhecimento internacional de programas como o Bolsa Família e a merenda escolar.

“A existência de elevada taxa de inequidade é um problema reconhecidamente grave no Brasil, que vem sendo enfrentado por sucessivos governos brasileiros ao longo das últimas décadas e ao qual o Presidente Lula atribui particular relevância desde seu primeiro governo”, destacou a Embaixada.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.