- O Eixo Metropolitano de Transportes compreende um conjunto de obras nas proximidades da BR-476, a antiga BR-116, que será transformada em avenida.
- O custo da obra é de R$ 136,315 milhões a maior parte procedente de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
- Além de transformar a BR na avenida que integrará as regiões norte e sul da cidade (Atuba ao Pinheirinho), a prefeitura também fará do trecho o sexto corredor de ônibus da Rede Integrada de Transporte (RIT), com canaletas exclusivas.
- Quando completo, o eixo metropolitano terá 18 quilômetros. Na primeira fase das obras, que vai do Pinheirinho às proximidades do Centro Politécnico da UFPR, entre o Jardim das Américas e o Jardim Botânico, serão 9,4 quilômetros (55% do total).
- O início das obras da primeira fase do eixo estava previsto para junho. A empresa vencedora da licitação teria 15 meses para concluí-la, mas esse cronograma agora terá de ser revisto.
- O eixo terá sistema trinário de vias: canaleta central, vias rápidas e marginais. A canaleta central terá duplo sentido e será exclusiva para ônibus. As duas vias rápidas terão três faixas em cada sentido. Já as duas vias marginais terão sentido único de acesso às outras ruas próximas.
- No total, o Eixo Metropolitano beneficiará diretamente 287 mil pessoas de dez bairros: Pinheirinho, Capão Raso, Novo Mundo, Xaxim, Fanny, Hauer, Parolin, Prado Velho, Guabirotuba e Jardim Botânico.



