Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
reivindicações

Em ato nacional, manifestantes ocupam prédio da Funai em Curitiba

Além da ocupação na capital, movimento indígena realiza manifestação em frente ao prédio da instituição em Guaíra, no Oeste do Estado

 | Marciano Rodrigues/Arquivo Pessoal
(Foto: Marciano Rodrigues/Arquivo Pessoal)

Cerca de 20 representantes dos povos e organizações indígenas ocupam desde a manhã desta quarta-feira (13) o prédio da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Curitiba e em outras três capitais brasileiras. Por causa disso, o expediente do dia foi suspenso nestes locais. O ato faz parte do movimento nacional chamado “Ocupa Funai”, que busca chamar a atenção para reivindicações dos povos indígenas em todo o país.

“Temos várias pautas ligadas a situações que estão ocorrendo com essa mudança de governo e algumas que já perduram há algum tempo, como questões de demarcação e o enfraquecimento da Funai”, conta o coordenador da Articulação dos Povos Indígenas no Paraná, Marciano Rodrigues.

Segundo ele, algumas das questões referentes especificamente ao estado são a reivindicação pela criação de uma coordenação regional da Funai no Paraná e o repúdio à anulação da portaria que estabelecia a demarcação da terra indígena Boa Vista, no município de Rio das Cobras.

Além da ocupação em Curitiba, há uma manifestação dos representantes dos povos e organizações indígenas estão em Guaíra, em frente ao escritório técnico da Funai no município e existe a expectativa que uma manifestação ocorra em Rio das Cobras até o fim da tarde.

Por causa manifestação nacional, representantes da Funai não foram encontrados para comentar a situação.

Pelo país

Em Brasília, cerca de 130 indígenas fecharam as entradas do prédio da Funai e não permitiram o acesso de servidores. O bloqueio está previsto para durar todo o dia. Vários servidores permaneceram em frente ao prédio durante toda a manhã em adesão ao ato. No início da tarde, os índios caminharam pela região central de Brasília até o Ministério da Justiça e entregaram o documento com as demandas para o secretário-executivo da pasta, José Levi Mello.

Os indígenas também ocuparam a sede da Funai em cidades como Maceió (AL), Campo Grande (MS) e Macapá (AP). Fazem ainda atos em cidades com Imperatriz (MA), Ponta Porã (MS), Santarém (PA) e Porto Seguro (BA), de acordo com a organização do Ocupa Funai.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.