Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
oeste

Em Cascavel, categoria decide esperar decisão do TRT

Um acordo entre representantes das empresas de transporte coletivo de Cascavel e o sindicato que representa motoristas e cobradores pôs fim à greve que durou dois dias de transtorno para quem depende do transporte público na cidade. Os ônibus voltam hoje, mas os midi-ônibus (conhecidos como micrões, por serem intermediários entre um ônibus e um micro), continuarão parados. O sindicato da categoria impede, desde o dia 29 de novembro, a circulação dos 31 micrões alegando que os motoristas exercem dupla função nesses veículos já que também exercem o papel de cobradores.

Em audiência na tarde de ontem no Tribunal Regional do Trabalho, em Curitiba, patrões e empregados colocaram nas mãos da Justiça a decisão sobre o reajuste salarial da categoria. O dissídio coletivo ainda não tem data marcada, mas deve ocorrer até o fim da semana que vem.

Em negociação salarial, o sindicato dos trabalhadores, Sinttracovel, e as empresas Viação Capital do Oeste e Pioneira, não chegaram a um acordo. O sindicato não recuou da proposta de 12% de reajuste e as empresas mantiveram o índice oferecido de 7,33%.

Volta

O retorno da circulação dos ônibus, que começam a rodar às 4h20, deve atrasar em aproximadamente uma hora hoje. É que o Sinttracovel pretende fazer uma rápida assembleia em frente às garagens para comunicar aos trabalhadores o resultado da audiência. As empresas se comprometeram a não descontar os dias parados e retirar o pedido de multa ao sindicato pelo descumprimento de uma liminar que determinava a manutenção de parte da frota circulando durante a greve.

A Justiça havia estipulado multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento da liminar.

O desembargador Luiz Eduardo Gunther, que presidiu a audiência, concedeu prazo de cinco dias para as partes se manifestarem e outras 48 horas para contestação das manifestações relacionadas a outros itens da pauta. Além disso, os autos do processo serão remetidos ao Ministério Público do Trabalho, que deverá dar seu parecer antes do julgamento do dissídio.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.