Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sindicato

Em clima tenso, Sindimoc elege nova diretoria hoje

Depois de um suposto atentado, troca de acusações, prisões e muita polêmica, a nova direção do Sindicato dos Motoristas e Cobradores nas Empresas de Transporte de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) deve ser conhecida hoje. Aproximadamente 3,7 mil sindicalistas com direito a voto – associados ao sindicato com as contas em dia – escolherão um novo representante para a categoria, formada por 12 mil trabalhadores.

Na disputa pelo poder, duas chapas. A primeira, da situação, tem como candidato a presidente o atual tesoureiro do Sindimoc, Valdecir Bolete. O candidato a vice é o vereador de Curitiba e atual presidente, Denílson Pires (DEM). A chapa de oposição é encabeçada pelo motorista Anderson Teixeira. "Eu acredito que será uma eleição tranquila. Estamos confiantes em relação à votação, temos um grande apoio da categoria e acredito que vamos vencer", diz Teixeira. "A minha expectativa é positiva, até pelo trabalho que a gente desenvolveu, acredito na vitória. Acho que vai ser um processo democrático, sem confusão", afirma Bolete.

O mês que antecedeu o pleito do Sindimoc não foi nada tranquilo. Na reunião que aprovou o regulamento das eleições, por exemplo, foi preciso chamar a polícia para controlar uma confusão que se formou. No fim do mês passado, Denílson Pires, Valdecir Bolete e Valdenir Dias, advogado do Sindimoc, foram presos por agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ligado ao Ministério Público Esta­dual, na operação Water­front. Os dois são acusados de apropriação indébita e formação de quadrilha. No último sábado, Anderson Teixeira – que já foi condenado a cinco anos e quatro meses de prisão por participação em um roubo – sofreu um suposto atentando quando chegava em sua casa no bairro Sítio Cercado, em Curitiba. Quatro tiros foram disparados em sua direção, mas nenhum o atingiu. O Gaeco investiga o caso.

Para garantir a tranquilidade durante a votação e a transparência no resultado, o Ministério Público do Trabalho e a Polícia Militar vão acompanhar o processo eleitoral do Sindimoc. A votação acontece das 8 às 18 horas, na sede da entidade, na Rua Tibagi, 520, no Centro de Curitiba. A apuração dos votos começa logo após o término do pleito. O resultado será divulgado ainda hoje, no fim da noite. A chapa vencedora assume o sindicato no dia 11 de novembro. O mandato é válido por quatro anos. Para votar é necessário que o sindicalizado leve um documento oficial com foto e esteja constando na lista de associados. O voto é manual.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.