Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cárcere

Em dia de aniversário, presos do 11.º DP fazem rebelião

Vídeo: | Rodolfo Bührer / Gazeta do Povo
Vídeo: (Foto: Rodolfo Bührer / Gazeta do Povo)

Dez detentos do 11.º Distrito Policial de curitiba, no bairro Cidade Industrial, aproveitaram o dia de visita, concedido a quem está de aniversário, para iniciar uma rebelião, ontem à tarde. O motim foi contido rapidamente, mas o detento Luciano dos Santos, preso há dois meses por assalto, fugiu. O agente carcerário José Carlos Ferreira de Almeida, agredido pelos presos, ficou ferido no pescoço. "Se o carcereiro não tivesse batido a porta do xadrez e os policiais disparado para cima, todos poderiam ter fugido", conta o delegado-titular Gérson Machado.

A rebelião começou quando o agente carcerário abriu uma cela lotada com 26 detentos para buscar os que faziam aniversário. Ele foi atacado por cinco presos que empunhavam estoques – facas improvisadas com ferro retirado do interior das paredes. Almeida estava sozinho e desarmado.

Os presos saíram das celas e fugiram para o pátio, onde alguns familiares aguardavam os aniversariantes. Dois policiais de plantão dispararam para o alto em advertência, mas não conseguiram impedir a fuga de Luciano.

Para o delegado, a tentativa de rebelião ocorreu porque a delegacia está superlotada, com 130 presos. "As carceragens nos demais distritos foram desativadas. Só o 11.º e 12.º distrito ainda recebem presos. Apesar do governo estar construindo novos presídios, a demanda é maior que a oferta", diz. A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) informa que pretende acabar com a carceragem também nestes distritos com a construção de novos presídios. A transferência seria feita aos poucos, mas sem data definida.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.