
Ouça este conteúdo
O frade carmelita Frei Gilson da Silva Pupo Azevedo, amplamente conhecido nas redes sociais como Frei Gilson, tem chamado a atenção e conquistado audiência cada vez mais expressiva com suas transmissões ao vivo. Na última semana, ele foi alvo de críticas após uma live realizada na madrugada, às 4h, e que alcançou cerca de um milhão de espectadores no YouTube.
O episódio gerou debates nas plataformas e levou figuras públicas como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) a manifestarem apoio ao religioso neste domingo (8). Isso porque, parte dos comentários diziam respeito ao fato de o frei ter supostamente manifestado apoio a Jair Bolsonaro em 2021 e receber apoio de canais conservadores para sua divulgação nas redes sociais.
O ex-presidente Jair Bolsonaro usou seu perfil no X neste domingo (8) para compartilhar uma foto de Frei Gilson, sem qualquer legenda ou comentário adicional que gerou um elevado engajamento entre seus seguidores. Já o deputado Nikolas Ferreira fez uma publicação defendendo o frade e sugerindo que os ataques vinham de pessoas que "odeiam Cristo" e "não aceitam que outros se aproximem de Deus".
VEJA TAMBÉM:
Mas afinal, quem é Frei Gilson?
Frei Gilson nasceu em 1987 e é sacerdote da Ordem dos Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo. Além de sua atuação como religioso, também é músico e líder do grupo de louvor Som do Monte, com forte presença em plataformas digitais. No Spotify, acumula mais de 1,3 milhão de ouvintes mensais, refletindo sua popularidade no meio cristão. Nas outras redes sociais têm somado mais de dez milhões de seguidores com postagens diárias de fé, perseverança, esperança e oração.
Sua trajetória na evangelização digital começou em 2020, durante a pandemia de Covid-19, quando passou a realizar transmissões ao vivo para orientar espiritualmente seus seguidores. Somente seu perfil no Instagram conta com mais de 7,3 milhões de seguidores, e suas lives costumam reunir multidões virtuais.
A live da última quinta-feira (6 de março) foi um marco em sua atuação digital. Realizada de madrugada, atraiu cerca de um milhão de espectadores, reforçando sua influência no meio religioso. No entanto, a grande audiência também trouxe questionamentos de internautas, que associaram o frei a uma postura política conservadora e levantaram especulações sobre possíveis apoios financeiros em suas produções.
Em meio às discussões, usuários resgataram um vídeo de 2021 em que Frei Gilson aparece em uma transmissão ao vivo feita em Brasília, com vista para a Esplanada dos Ministérios, durante o evento "3 Dias de Clamor pelo Brasil". Na ocasião, ele fez declarações em defesa da família tradicional e pediu proteção divina para o país. “Não permitai, Nossa Senhora de Nazaré, que a família brasileira seja degrada”, disse è época.






