• Carregando...

Dom Paulo Evaristo Arns nasceu em Forquilhinha, Sul de Santa Catarina, em 1921. Aos 13 anos, ingressou no seminário menor dos franciscanos em Rio Negro (PR). Em 1940, logo após ingressar na Ordem Franciscana, inicia o noviciado em Rodeio (SC). Um ano depois, começa a estudar Filosofia em Curitiba, capital onde permanece por três anos. Em 1944, segue para Petrópolis, no Rio de Janeiro, onde inicia um curso universitário de Teologia. Ainda em Petrópolis é ordenado presbítero. Foi eleito bispo titular de Respecta e auxiliar de São Paulo em 1966. EM 1970 é promovido a arcebispo metropolitano de São Paulo, e, três anos depois, foi criado Cardeal por Paulo VI.

Na vida acadêmica, Dom Paulo frequentou a Sorbonne de Paris. Cursou estudos brasileiros, latinos, gregos e história antiga. Na mesma instituição, formou-se doutor em Letras. Ainda se especializou em Pedagogia pelo Instituto de Pedagogia de Paris, e fez estágios na Alemanha, Inglaterra, Holanda, Bélgica, Estados Unidos e Canadá.

No Brasil, foi professor e mestre dos clérigos e jornalista profissional. Acumulou 30 prêmios, mais de 20 títulos de Doutorados honoris causa, além de dezenas de medalhas, homenagens e diplomas diversos.

Corintiano, graças a Deus

Entre seus mais de 50 livros publicados, está o “Corintiano Graças a Deus”, em que revela sua paixão pelo esporte mais popular do país e pelo clube do coração, o Corinthians. Em um dos trechos, o livro revela que assim como intercedeu diretamente com generais para livrar os presos da tortura no período militar, o cardeal também pediu ao papa Paulo VI que São Jorge - padroeiro do Corinthians - não tivesse seu título cassado em um reordenamento do calendário oficial da liturgia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]